Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40775
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MillenyEsterSantosMoura_tcc.pdf7,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As contribuições de programas de iniciação à docência na formação de professores de língua portuguesa : o Pibid no CEd 104 de Recanto das Emas
Autor(es): Moura, Milleny Ester dos Santos
Orientador(es): Pereira, Danglei de Castro
Assunto: Docência em formação
Professores - formação
Literatura - estudo e ensino
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 2-Ago-2024
Data de publicação: 1-Dez-2024
Referência: MOURA, Milleny Ester dos Santos. As contribuições de programas de iniciação à docência na formação de professores de língua portuguesa: o Pibid no CEd 104 de Recanto das Emas. 2024. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho dedica-se a apresentar os resultados atingidos por meio da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) realizado entre os anos de 2022 e 2024, em seu subprograma de língua portuguesa no Centro Educacional 104 de Recanto das Emas, localizado no Distrito Federal. Falará das contribuições de programas de iniciação à docência para que o primeiro contato com o trabalho docente se realize de maneira completa e imersiva ao ambiente escolar. Além disso, será debatida a importância da valorização do acesso de qualidade à leitura literária na escola, bem como a necessidade de compreensão da complexidade do trabalho realizado pelo professor de língua e literatura. Será apresentada a trajetória do Pibid, assim como seus objetivos e sua realização na Universidade de Brasília. Também apresentará parte do desenvolvimento do projeto realizado, que consistiu em atividades dentro e fora do ambiente escolar, em que foram acompanhadas, semanalmente, aulas de língua portuguesa realizadas no Centro Educacional 104, que integra a rede pública de ensino do DF. Também houve contato entre a educação básica e a educação superior não somente na escola, como também em visitas à Universidade de Brasília mediadas pelos participantes do projeto. Assim, seu objetivo é o de apresentar as atividades realizadas como também suas contribuições para a formação docente, buscando contribuir para a valorização de programas de iniciação à docência.
Abstract: This work aims to present the results achieved through participation in the Institutional Teacher Initiation Scholarship Program (PIBID), conducted between 2022 and 2024, within its Portuguese language subprogram at Centro Educacional 104 in Recanto das Emas, located in the Federal District. It will discuss the role of teaching initiation programs in ensuring that the first contact with teaching work is carried out in a complete and immersive way in the school environment. In adition, the importance of valuing quality access to literary reading in schools will be discussed, as well as the need to understand the complexity of the work performed by language and literature teachers. The trajectory of Pibid will be presented, along with its objectives and its implementation at the University of Brasília. It will also cover part of the project development, which consisted of activities both inside and outside the school environment, where weekly Portuguese language classes at Centro Educacional 104, which is part of the public education network of the Federal District, were monitored. There was also contact between basic education and higher education, not only at the school but also through visits to the University of Brasília mediated by the project participants. Thus, the aim is to present the activities carried out as well as their contributions to teacher training, seeking to contribute to the appreciation of teaching initiation programs.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.