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dc.contributor.advisorCoelho, Christiane Machado-
dc.contributor.authorSousa, Raquel da Silva-
dc.identifier.citationSOUSA, Raquel da Silva. Políticas públicas e representações sociais: a situação de adolescentes socioeducandos no Distrito Federal. 2023. 99 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente Monografia teve como estudo e pesquisa a situação dos adolescentes em medida socioeducativa, o principal ponto de análise foi a realização de entrevistas presenciais com adolescentes e trabalhadores do sistema, tendo o objetivo de entender seu processo de socialização e sociabilidade violenta através de análise de discurso e quantificação de dados qualitativos, e dessa forma entender o estigma e as representações sociais dessa população, para assim se mostrar nos resultados como o estigma e as representações sociais barram a iniciativa de políticas públicas e a forma como se enxerga esses jovens de maneira desumanizada e com descredito de sua ressocialização e possibilidade de mudança. Os resultados mostraram uma realidade de vulnerabilidade dos jovens, histórico de abuso e pais dependentes químicos ou presidiários, de forma que esse processo de vivência em meio a tantas vulnerabilidades moldou sua entrada no sistema socioeducativo e por último a importância de se pensar em políticas públicas que evitem a criminalidade juvenil e a necessidade de políticas preventivas para que não cheguem ao sistema socioeducativo e que possibilitem melhores oportunidades de vida e de ressocialização para esta juventude.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSociabilidade violentapt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.keywordSocializaçãopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes infratorespt_BR
dc.titlePolíticas públicas e representações sociais : a situação de adolescentes socioeducandos no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-29T20:44:13Z-
dc.date.available2024-11-29T20:44:13Z-
dc.date.submitted2023-07-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40767-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present Monograph had as a study and research the situation of adolescents in socioeducational measures, the main point of analysis was conducting face-to-face interviews with adolescents and system workers, with the objective of understanding their process of socialization and violent sociability through discourse analysis and quantification of qualitative data, and thus understanding the stigma and social representations of this population, in order to show in the results how the stigma and social representations bar the initiative of public policies and the way in which these young people are seen in a dehumanized way and with discredit of their rehabilitation and possibility of change. The results showed a reality of vulnerability of young people, a history of abuse and drug-dependent parents or prisoners, so that this process of living amid so many vulnerabilities shaped their entry into the socioeducational system and, finally, the importance of thinking about public policies that avoid juvenile crime and the need for preventive policies so that they do not reach the socioeducational system and that allow better opportunities for life and resocialization for this youth.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



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