Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40759
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AlineMitikoOtsubo_tcc.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCorrêa, Jan Mendonça-
dc.contributor.authorOtsubo, Aline Mitiko-
dc.identifier.citationOTSUBO, Aline Mitiko. Enade.Vis: uma ferramenta para visualização dos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 2024. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma entidade federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela aplicação de diversas avaliações educacionais e pela disponibilização de estudos detalhados com base nos dados coletados. Entre essas avaliações, destaca-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que estima o desempenho dos concluintes de diversos cursos de graduação no Brasil. Este trabalho foca na criação de uma ferramenta que automatiza a geração de análises comparativas entre cursos da mesma área de conhecimento no contexto do Enade, apresentando informações valiosas, como desempenho na prova, perfil do estudante, percepção da prova, entre outros. A interface é configurada para tratar as cinco últimas edições disponíveis, sendo estas de 2017, 2018, 2019, 2021 e 2022. O projeto foi desenvolvido utilizando técnicas de mineração de dados com o auxílio da ferramenta Jupyter Notebook para estudo dos dados e elaboração das análises, bem como a linguagem Python, com foco na biblioteca Dash para criação da interface. O objetivo deste trabalho é apresentar uma interface que centralize a maior quantidade de informações úteis para a realização e interpretação das análises a nível de curso. Além disso, são apresentados alguns exemplos de utilização focados no curso de Ciência da Computação (Bacharelado)da Universidade de Brasília (UnB). Como resultado, foi desenvolvida uma ferramenta Web que realiza análises comparativas a nível de curso, sem restrição de quantidade, permitindo a seleção com base em critérios como notas, localização, categoria administrativa, organização acadêmica, modalidade de ensino, lista de instituições e quantidade mínima de participantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)pt_BR
dc.subject.keywordInterfaces (Computadores)pt_BR
dc.subject.keywordAnálise comparativapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Ciência da Computaçãopt_BR
dc.titleEnade.Vis : uma ferramenta para visualização dos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-29T18:52:03Z-
dc.date.available2024-11-29T18:52:03Z-
dc.date.submitted2024-09-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40759-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep) isa federal entity linked to the Ministry of Education (MEC), responsible for administering various educational assessments and providing detailed studies based on the data collected. Among these assessments, the National Student Performance Exam (Enade) stands out, which measures the performance of graduating students from various undergraduate courses in Brazil. This work focuses on creating a tool that automates the generation of comparative analyses between courses in the same field of study within the context of Enade, providing valuable information such as exam performance, student profile, exam perception, among others. The interface is designed to handle the last five available editions, namely those of 2017, 2018, 2019, 2021, and 2022. The project was developed using data mining techniques with the assistance of the Jupyter Notebook tool for data analysis and elaboration, as well as Python programming language, focusing on the Dash library for the creation of the interface. The objective of this work is to present an interface that centralizes the largest amount of useful information for conducting and interpreting analyses at the course level. Additionally, some usage examples are provided, focusing on the Bachelor’s Degree in Computer Science at the University of Brasília (UnB). As a result, a web-based tool was developed that conducts comparative analyses at the program level, without quantity restrictions, allowing selections based on criteria such as scores, location, administrative category, academic organization, mode of instruction, list of institutions, and a minimum number of participants.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.