Título: | Otimização topológica de um cubo de roda para um carro de Fórmula SAE |
Autor(es): | Brito, Matheus Mello de |
Orientador(es): | Diniz, Alberto Carlos Guimarães Castro |
Assunto: | Fórmula SAE Roda (Automóveis) |
Data de apresentação: | 19-Dez-2023 |
Data de publicação: | 29-Nov-2024 |
Referência: | BRITO, Matheus Mello de. Otimização topológica de um cubo de roda para um carro de Fórmula SAE. 2023. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este projeto de graduação tem como objetivo realizar a otimização topológica de um cubo de
roda de aro 10 polegadas para um carro de Fórmula SAE, mais especificamente para a equipe
Apuama Racing. A importância desse projeto se dá principalmente pela redução de massa da
peça, o que implica em um cubo de roda mais leve e ao mesmo tempo resistente aos esforços
atuantes, tornando o carro mais competitivo. Portanto, neste relatório é apresentado o MEF, pro cedimento matemático utilizado pelo software ANSYS para calcular os esforços no cubo de roda.
Em seguida são expostos os tipos de otimização estrutural mais difundidos, assim como as etapas
de projeto. Também são mostrados os softwares utilizados neste projeto para a criação das geo metrias. Apresenta-se em seguida o projeto do cubo de roda, mostrando desde as condições de
contorno adotadas até a sua validação. Finalizando o relatório, são feitas as devidas conclusões e
análises a respeito dos resultados obtidos neste projeto. No apêndice é apresentada a metodologia
de otimização topológica em um suporte como uma peça didática, destacando-se os fundamentos
da técnica e sua implementação usando o ANSYS. |
Abstract: | This graduation project aims to perform the topology optimization of a 10-inch wheel hub for
a Formula SAE car, specifically for the Apuama Racing team. The importance of this project lies
primarily in reducing the mass of the component, resulting in a lighter wheel hub and, consequen tly, a lighter competition car. Therefore, this report presents the Finite Element Method (FEM),
a mathematical procedure used by the ANSYS software to calculate the stresses in the geometry.
The most widely used types of structural optimization and the design stages are then introduced.
The softwares used in this project for creating the geometries are also presented. In the next chapter
is presented the wheel hub design, showcasing everything from the adopted boundary conditions to
its validation. Concluding the report, the conclusions and analyses regarding the results obtained
in this project are presented. In the appendix, the methodology of topological optimization on a
support is presented as a didactic component, highlighting the fundamentals of the technique and
its implementation using ANSYS. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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