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dc.contributor.advisorPimenta, Bráulio Gutierrez-
dc.contributor.authorMoreira, Luís Paulo de Queiroz-
dc.identifier.citationMOREIRA, Luís Paulo de Queiroz. Simulação numérica da influência de apêndices aerodinâmicos em motocicletas esportivas. 2023. 136 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNo âmbito do motosport, CFD tem ganhado relevância como ferramenta para análise aerodinâmica de modelos de motocicleta, servindo como uma alternativa mais rápida, simples e barata à realização de testes experimentais em protótipos. O presente trabalho aborda uma rotina de simulação utilizando o pacote de software OpenFOAM, objetivando custo computacional relativamente reduzido. É apresentada a teoria relevante ao escoamento estudado e os mecanismos computacionais utilizados, bem como algumas características específicas do OpenFOAM. Configurações de malha são ajustadas de modo a se obter malhas de camada de contorno delgadas, de modo a propriamente simular fenômenos de camada limite. São simuladas diferentes situações e modelos de motocicleta de modo a destacar o efeito do apêndice de asas no comportamento aerodinâmico do escoamento. São obtidos assim os coeficientes aerodinâmicos, bem como parâmetros computacionais como tamanho da malha gerada e tempo de simulação. Os resultados obtidos são comparados ao comportamento teórico esperado, bem como a outros trabalhos realizados sobre o mesmo tema. No pós-processamento, é utilizado o software Paraview é utilizado em conjunto com pequenos scripts em Python. Simulações com duas motos são realizadas para analisar o efeito da moto dianteira no escoamento em torno da moto traseira. São encontrados efeitos majoritariamente benéficos em contexto de corrida para casos em que a moto traseira não possui asa, mas são encontradas oscilações na sustentação e força lateral para o caso de moto traseira com asa que podem representar riscos de segurança que devem ser estudados em maior detalhe.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAerodinâmicapt_BR
dc.subject.keywordEscoamento (Engenharia)pt_BR
dc.subject.keywordMotocicletaspt_BR
dc.titleSimulação numérica da influência de apêndices aerodinâmicos em motocicletas esportivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-29T11:48:09Z-
dc.date.available2024-11-29T11:48:09Z-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40741-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In motosport, CFD has been gaining traction as a tool for aerodynamic analysis of motor bike models, being a faster, simpler and cheaper alternative compared to the experimental testing of prototypes. The current work establishes a simulation workflow using the Open FOAM software package, aiming for relatively small computational cost. Theory regarding the studied flow and the computational mechanisms used is shown, including a few charac teristics specific to OpenFOAM. Meshing settings are adjusted to obtain a thin contour layer mesh, in the interest of properly simulating boundary layer phenomena. Different situations and motorbike models are simulated, highlighting the effect of wings on the aerodynamic behavior of the surrounding flow. This way, the aerodynamic coefficients are determined, along with computational parameters such as mesh size and simulation time. Obtained re sults are then compared to the expected flow behavior, as well as other works pertaining to the same theme. For post-processing, the software Paraview is used in conjunction with small Python scripts. To determine the effect of a frontal bike on the flow of a rear bike, two-bike simulations are run. Results show mostly positive effects in a race environment if the rear bike sports no wing, but fluctuations found in lift and side force for winged bikes may present safety hazards that ought to be studied in more detail.pt_BR
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