Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40735
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ViniciusLimaMedeiros_tcc.pdf1,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As competências de educação socioemocional nos livros didáticos de ciências da natureza e as percepeções dos educadores
Autor(es): Medeiros, Vinicius Lima
Orientador(es): Gati, Christiano Del Cantoni
Assunto: Educação
Livros didáticos
Professores - formação
Data de apresentação: 12-Set-2024
Data de publicação: 28-Nov-2024
Referência: MEDEIROS, Vinicius Lima. As competências de educação socioemocional nos livros didáticos de ciências da natureza e as percepeções dos educadores. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender como algumas escolas de Sobradinho 1, Sobradinho 2 e Fercal, localizadas no Distrito Federal, estão desenvolvendo ações de Educação Socioemocional com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos pretendeu-se identificar os elementos de habilidades socioemocionais dos livros didáticos de Ciências Naturais dos anos finais do ensino fundamental e identificar o perfil dos professores, suas formações, o modo e materiais que utilizam ao trabalhar habilidades socioemocionais por meio de um questionário. Todos os dados foram sistematizados quantitativamente e foi analisado o conteúdo sobre estes materiais nos livros didáticos. Também foi realizada análise de conteúdo para se avaliar os resultados dos questionários. Os resultados demonstraram que os itens com maior concentração de elementos de habilidades socioemocionais nos livros didáticos estão no 6° e no 8° ano, isso se deve das habilidades gerais de autoconhecimento, habilidades de relacionamento e tomada de decisão estarem relacionadas majoritariamente com os conteúdos de educação sexual e drogas. A maioria dos professores não obtiveram uma formação específica nem durante a sua graduação ou em cursos de atualização ou formação continuada depois de contratados para trabalhar a temática de forma sistematizada. Além disso, trabalham de forma limitada as competências socioemocionais e sem relação com os livros didáticos. Porém, consideram importante que a inteligência emocional seja uma habilidade trabalhada com os estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.