Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cunha, Samuel Loubach da | - |
dc.contributor.author | Santos, Larissa Schrammel dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Larissa Schrammel dos. "A UNB não é pra trabalhador": os impactos da dupla jornada de estudo-trabalho na vida de licenciandos em ciências naturais. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Cidadãos pertencentes às classes populares ainda enfrentam desafios para acessar a educação pública superior e, quando matriculados, também encontram dificuldades para permanecer nos cursos. Muitos desses discentes, principalmente por fatores socioeconômicos, procuram conciliar seus estudos com o trabalho remunerado. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo identificar os impactos da dupla jornada de estudo-trabalho na vida de estudantes de Licenciatura em Ciências Naturais. A metodologia adotada foi qualitativa, com delineamento de pesquisa narrativa. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados um questionário elaborado no Google Docs, composto por quatorze perguntas, e um roteiro de entrevista semiestruturada com dez perguntas. A princípio, o questionário foi aplicado a trinta e dois discentes, porém apenas seis estudantes trabalhadores foram entrevistados para este trabalho. A análise textual discursiva das
narrativas teve como objetivo sintetizar detalhadamente as falas dos participantes; após essa etapa, os dados foram organizados em nove categorias. Concluiu-se que a dupla jornada gera tanto impactos negativos quanto positivos na percepção dos entrevistados, como cansaço, frustração, privação de sono, dificuldades para manter uma rotina de autocuidado, mas também realização pessoal. Para aqueles que trabalham na mesma área do curso de graduação, há também maior motivação, melhoria no aprendizado acadêmico e qualificação das práticas profissionais. Assim, verifica-se a necessidade de se desenvolver estratégias para mitigar os riscos de discentes desenvolverem problemas de saúde e/ou terem comprometida a qualidade do aprendizado em função da sobrecarga gerada pela conciliação do trabalho com o estudo. E, de igual modo, mostra-se urgente repensar as políticas de assistência estudantil. A presente pesquisa também abriu pressupostos para que novas investigações sejam feitas sobre a relação entre a dupla jornada de estudo-trabalho e as taxas de evasão no curso. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências Naturais | pt_BR |
dc.title | "A UNB não é pra trabalhador" : os impactos da dupla jornada de estudo-trabalho na vida de licenciandos em ciências naturais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-28T20:05:11Z | - |
dc.date.available | 2024-11-28T20:05:11Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40732 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Citizens belonging to the lower classes still face challenges in accessing public higher education and, once enrolled, they also find it difficult to stay on their courses. Many of these students, mainly due to socio-economic factors, try to combine their studies with paid work. In this context, the aim of this study was to identify the impact of the double study-work day on the lives of students studying for a degree in Natural Sciences. The methodology adopted was qualitative, with a narrative research design. The data collection instruments used were a questionnaire prepared in Google Docs, made up of fourteen questions, and a semi-structured interview script with ten questions. A total of thirty-two students answered the questionnaire and six student workers were selected to take part in the interview. The aim of the discursive textual analysis of the narratives was to summarize the participants' statements in detail; after this stage, the data was organized into
nine categories. It was concluded that the double shift generates both negative and positive impacts in the interviewees' perception, such as tiredness, frustration, sleep deprivation, difficulties in maintaining a self-care routine, but also personal fulfillment. For those who work in the same area as their degree course, there is also greater motivation, improved academic learning and qualification of professional practices. Thus, there is a need to develop strategies to mitigate the risks of students developing health problems and/or having the quality of their learning compromised as a result of the overload generated by reconciling work and study. Similarly, there is an urgent need to rethink student assistance policies. This study has also opened up the possibility of further research into the relationship between the dual work-study routine and dropout rates. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
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