Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Wildson Luiz Pereira dos | - |
dc.contributor.author | Lopes, Rosylane Elaine Costa | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Rosylane Elaine Costa. Protetor solar: uma proposta de abordagem temática para o ensino médio. 2012. vi, 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012. | en |
dc.description.abstract | O tema Protetor Solar é interdisciplinar e possibilita a inserção de conceitos científicos aliados a situações do cotidiano. Ao utilizar este tema fundamentado no enfoque CTS, ganha-se uma nova alternativa para o processo de ensino-aprendizagem na garantia de uma aprendizagem significativa. Assim, prevalece-se a formação de um aluno ativo, crítico e participante na sociedade a que pertence. Essa formação sendo considerada uma primordial resposta da relação professor-aluno. Dessa forma, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é apresentar um texto voltado para o professor aplicar em uma turma de Ensino Médio, abordando o tema protetor solar fundamentado no enfoque CTS, destacando assuntos relevantes sobre este produto e a sua atuação. O material contempla os conteúdos de Química no sentido de apoiar o professor. Tal trabalho se divide em três capítulos, sendo os dois primeiros destinados a revisões bibliográficas. O capítulo um trata do enfoque CTS, apresentando a origem e caracterização do movimento CTS e seu enfoque no Ensino Médio. O capítulo dois expõe os principais assuntos relevantes para a compreensão da necessidade e formulação do protetor solar, partindo da descrição das radiações solares, com ênfase nos raios ultravioleta, e em seguida relata-se sobre os dois tipos de proteção: a natural – citando a atuação da camada de ozônio e da pele humana – e a artificial – definindo o produto protetor solar, assim como, a sua composição, as suas propriedades químicas, o fator de proteção solar e os elementos essenciais de sua rotulagem. O capítulo três descreve a metodologia que foi empregada para a construção do texto Afinal, o que podemos falar sobre Protetor Solar?. Para aplicação desse texto é necessário que, anteriormente, haja uma discussão sobre os temas indicados, a fim de se obter os conhecimentos prévios da turma, não comprometendo a sua proposta. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Radiação ultravioleta | en |
dc.subject.keyword | Radiação solar | en |
dc.subject.keyword | Filtros solares | en |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | en |
dc.title | Protetor solar : uma proposta de abordagem temática para o ensino médio | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-11-14T10:08:29Z | - |
dc.date.available | 2012-11-14T10:08:29Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-14T10:08:29Z | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4072 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.contributor.advisorco | Murta, Maria Márcia | - |
Aparece na Coleção: | Química
|