Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40727
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_DacioRogerioVieiraSantosJunior_tcc.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Caminhos do Cerrado : um R.P.G. pedagógico e uma ferramenta no ensino C.T.S.A (Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente)
Autor(es): Santos Júnior, Dácio Rogério Vieira dos
Orientador(es): Porto, Franco de Salles
Assunto: Educação ambiental
Cerrado
Data de apresentação: 18-Set-2024
Data de publicação: 28-Nov-2024
Referência: SANTOS JÚNIOR, Dácio Rogério Vieira dos. Caminhos do Cerrado: um R.P.G. pedagógico e uma ferramenta no ensino C.T.S.A (Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). 2024. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024.
Resumo: Nas últimas décadas, ao passo que a educação busca pelo protagonismo do estudante em seu processo de formação, buscando romper com o tradicionalismo e a educação bancária abordada por Freire; o jogo de interpretação de papéis (R.P.G.), vem ocupando cada vez mais espaço dentro das artes e da cultura pop dentre os jovens e pessoas das mais diferentes idades, sendo um objeto de estudo de várias disciplinas. Este trabalho vem por meio deste fato social apoiar, guiar e abordar aos professores, propondo maneiras nas quais eles possam dialogar com diferentes metodologias e jogos lúdicos que abordam dos mais variados temas em seus mais diversos níveis de complexidade a partir do ensino de Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).
Abstract: In the last decades, as much the education aims for the students protagonism in their formative process, seeking to break the bonds with the traditionalism and the banking education proposed by Freire; the roleplaying game (R.P.G.), keeps reaching recognition inside the arts and the pop culture between the young and people form the most varied, being constantly a study object in many research areas. This essay originates from this social fact to support, guide and show to teacher, manners to make new methodologies to dialogue with educational games that speaks about the most varied themes and diverse levels of complexity by the Science, Technology, Society and Environmental teaching (C.T.S.A.).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.