Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, André Luís | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Gustavo Mendes | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Gustavo Mendes. A ferida e a cicatriz: escrita da dor e da memória em fundo falso. 2024. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é analisar o uso da dor e da memória como método de escrita poética da autora mineira Mônica de Aquino. Utilizando de um panorama histórico sobre a escrita e sua relação primordial com a memória, dos conceitos de Michel Foucault e de Friedrich Nietzsche, o artigo propõe a designação das marcas dessas relações que aparecem em diferentes obras da autora, mas que ganham maior força no livro de Aquino, Fundo Falso, como cicatrizes e do ato de escrever por essas dores como abrir feridas, sendo esse segundo tópico inspirado pelas reflexões da teórica chicana Glória Anzaldúa sobre escrita. Conhecida por seu apreço pela desconstrução e pelo corte, as cicatrizes dos textos de Aquino tomam forma nesse artigo pela pontuação de seus poemas e pela utilização do enjambement, tornando sua análise necessária para a compreensão das dores e feridas representadas em seus textos não como forma de registro ou de manifestação de um sofrimento exacerbado, mas sim como um método de aprender sobre o afeto e outras questões humanas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita - estilo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poesia brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória afetiva | pt_BR |
dc.title | A ferida e a cicatriz : escrita da dor e da memória em fundo falso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-28T14:07:14Z | - |
dc.date.available | 2024-11-28T14:07:14Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40718 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The article aims to analyze the use of pain and memory as a poetic writing method by the Minas Gerais author Mônica de Aquino. Using a historical overview of writing and its primordial relationship with memory, the concepts of Michel Foucault and Friedrich Nietzsche, the article proposes the designation of the marks of these relationships, that appears in a lot of the author's works, especially in Aquino's book, Fundo Falso, as scars and the act of writing by these pains as opening wounds, the second topic being inspired by chicana theorist Glória Anzaldúa's reflections on writing. Known for her appreciation for deconstruction and cutting, the scars of Aquino's texts take shape in this article through the punctuation of her poems and the use of the enjambment, making their analysis necessary for understanding the pains and wounds represented in her texts not as a form of recording or representation of exacerbated suffering, but rather as a method of learning about affection and other human issues. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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