Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40717
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_GleiceAlineMirandaPaixao_tcc.pdf536,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O atendimento educacional especializado para altas habilidades/superdotação na sala de recursos específica de linguagens
Autor(es): Paixão, Gleice Aline Miranda da
Orientador(es): Carvalho, Ulisses Pereira de
Assunto: Superdotados
Professores - prática profissional
Profissional de Letras - prática profissional
Educação inclusiva
Data de apresentação: 21-Set- 9
Data de publicação: 28-Nov-2024
Referência: PAIXÃO, Gleice Aline Miranda da. O atendimento educacional especializado para altas habilidades/superdotação na sala de recursos específica de linguagens. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este artigo se configura em uma análise sobre a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) observando-se o atendimento de estudantes em uma Sala de Recursos Específica da área de Linguagens. A pesquisa teve como objetivo compreender as especificidades do trabalho do professor de Português no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma vez que o campo é pouco conhecido e raramente discutido no percurso da formação inicial em curso de Licenciatura. Para composição do trabalho, foram realizadas a análise documental da legislação atinente ao campo no âmbito do Distrito Federal (DF) e uma breve revisão de literatura sobre o tema. Houve a oportunidade de se observar o atendimento em uma sala de Linguagens, devido à experiência do estágio supervisionado obrigatório do curso de Letras-Português da Universidade de Brasília. A importância desta pesquisa se insere na luta por um atendimento especializado para os estudantes com AH/SD que ainda não têm seus direitos assegurados, posto que não sejam observados como público-alvo do AEE na prática, mas apenas na letra da lei. Especificamente em relação à área da formação em Letras, a pesquisa dá luz a um campo de atuação do professor de Português que está para além da classe comum, mostrando a possibilidade de atuar na Sala de Recursos, diretamente no AEE, em um atendimento que vai requerer do professor um posicionamento como mediador, para além da mera utilização sem reflexão desse último termo.
Abstract: This article features an analysis of the High Abilities/Giftedness topic by means of observing the assistance provided to students in a Specialized Resource Classroom in the area of Languages. The research has aimed to understand the specificities of the work of the Portuguese teacher in the context of the Specialized Educational Service (SES), since the field is barely known and rarely discussed during the initial training stage of undergraduate courses. To compose this work, the documentary analysis of pertinent legislation in the Distrito Federal, Brasil, was conducted, along with a brief literature review on the topic. There has been the opportunity to observe the assistance provided in a Language classroom due to the experience of a mandatory supervised internship for the Letras-Português course at the Universidade de Brasília. The importance of this research resides in the struggle for specialized assistance to students with High Abilities/Giftedness who still lack assurance of their rights, since not being seen as a target audience for SES in practice, but only in the theory of law. Specifically regarding the field of Language education, the research sheds light on a professional domain for Portuguese teachers that extends beyond the regular classroom, demonstrating the possibility of working in the Resource Classroom, directly within SES, where the teacher’s role will require acting as a mediator, rather than merely applying the term without reflection.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.