Título: | Projeto de sistema fotovoltaico off-grid para escola sem acesso à energia elétrica convencional e análise de impactos técnicos, econômicos, sociais e ambientais |
Autor(es): | Barbosa, Laura de Oliveira |
Orientador(es): | Melo, Fernando Cardoso |
Assunto: | Energia solar Energia fotovoltaica |
Data de apresentação: | 14-Dez-2023 |
Data de publicação: | 28-Nov-2024 |
Referência: | BARBOSA, Laura de Oliveira. Projeto de sistema fotovoltaico off-grid para escola sem acesso à energia elétrica convencional e análise de impactos técnicos, econômicos, sociais e ambientais. 2023. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A energia solar fotovoltaica off-grid representa uma opção muito interessante para comuni-
dades sem acesso à energia elétrica convencional proveniente das concessionarias. Esse sistema
oferece uma alta confiabilidade e possui diversos benefícios sociais e ambientais, em comparação
com instalações movidas por geradores à diesel, comumente adotados por comunidades isoladas
para obter energia elétrica. Essa foi a motivação para dimensionar um modelo de sistema foto-
voltaico off-grid para uma escola em uma comunidade isolada no Pará, buscando desenvolver
um modelo replicável para outras instituições de ensino. O estudo de caso foi elaborado para a
Escola Alacy Pena Vieira, localizada em Limoeiro do Ajuru no Pará, que atualmente é atendida
por um gerador a diesel. O dimensionamento das cargas presentes na escola foi feito a partir
da visão do telhado da escola, disponível no Google Maps®e por meio de um levantamento do
IBGE, de 2022, que definiu a quantidade de estudantes e a quantidade aproximada de disposi-
tivos presentes na instituição. Foram definidos dois casos para o desenvolvimento do projeto:
o primeiro avalia a implementação de um sistema fotovoltaico off-grid de 73.800 Wp, com um
banco de baterias com autonomia de 1 dia, com capacidade de 150 kWh. O segundo caso trata
de um sistema de 127.920 Wp, com um banco de baterias com autonomia de 2,36 dias, com
capacidade de 390 kWh. Com a análise dos custos de investimento para cada caso é possível
definir que, embora o segundo caso exija um investimento inicial maior, é considerado a opção
mais viável para garantir a confiabilidade necessária durante períodos chuvosos e de baixa in-
cidência solar. Além disso, são expostos os benefícios sociais e ambientais da implementação
do sistema fotovoltaico. O impacto ambiental é considerável, com a redução de emissão de,
aproximadamente, 17.785,6 kg de CO2 por ano, uma vez que a escola deixaria de utilizar o
gerador a diesel. Além disso, diversos benefícios sociais se destacam, como a potencial inclusão
digital dos estudantes, melhoria no armazenamento de alimentos, a capacitação da comunidade
sobre a manutenção do sistema fotovoltaico, aumento de segurança, entre outros. |
Abstract: | The off-grid photovoltaic solar energy represents a highly compelling option for communi-
ties without access to conventional electrical power from utility companies. This system offers
high reliability and has various social and environmental benefits when compared to installa-
tions powered by diesel generators, commonly adopted by isolated communities for electricity
generation. This served as motivation to design a model for an off-grid photovoltaic system
for a school in a remote community in Pará, aiming to develop a replicable model for other
educational institutions. The case study was conducted for Alacy Pena Vieira School, loca-
ted in Limoeiro do Ajuru, Pará, currently served by a diesel generator. Load sizing for the
school was determined from the rooftop perspective available on Google Maps®and through
a 2022 IBGE survey that defined the number of students and the approximate number of de-
vices present in the institution. Two scenarios were defined for project development: the first
evaluates the implementation of a 73,800 Wp off-grid photovoltaic system with a battery bank
with 1-day autonomy and a capacity of 150 kWh. The second scenario involves a 127,920 Wp
system with a battery bank providing 2.36 days of autonomy and a capacity of 390 kWh. With
the analysis of investment costs for each scenario it is possible to conclude that, although the
second scenario requires a higher initial investment, it is considered the most viable option to
ensure the necessary reliability during rainy periods and low solar incidence. Additionally, the
social and environmental benefits of the photovoltaic system implementation are outlined. The
environmental impact is substantial, with a reduction in emissions of approximately 17,785.6
kg of CO2 per year, as the school would cease to use the diesel generator. Moreover, vari-
ous social benefits stand out, such as the potential digital inclusion of students, improvement
in food storage, community training in photovoltaic system maintenance, increased security,
among others. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2023. |
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