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Título: Um estudo sobre representação do pensamento computacional na Educação Básica
Autor(es): Pacheco, Víctor Rodrigues
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Pensamento computacional
Educação básica
Data de apresentação: 24-Set-2024
Data de publicação: 27-Nov-2024
Referência: PACHECO, Víctor Rodrigues. Um estudo sobre representação do pensamento computacional na Educação Básica. 2024. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O ensino de computação no Brasil orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece objetivos, competências, objetos de conhecimentos e habilidades desde a Educação Infantil (EI) para potencializar o raciocínio e a aprendizagem autônoma na resolução de problemas. Embora o Pensamento Computacional (PC) seja considerado fundamental para preparar os jovens para os desafios futuros, sua incorporação nos diversos componentes da Educação Básica (EB) não é totalmente compreendida pelos professores. É necessário ampliar os recursos e ferramentas pedagógicas que facilitem a sua integração nos componentes curriculares da BNCC. O estudo trata da representação do PC no contexto da EB, com base na sistematização de competências e habilidades expressas na BNCC. A metodologia utiliza abordagem exploratória e qualitativa de pesquisa documental e bibliográfica para a proposição de um modelo conceitual de competência do PC para representar os componentes de abstração, decomposição, algoritmo e reconhecimento de padrões. Uma matriz de habilidades e competências do PC é proposta para representar as relações entre as habilidades expressas na BNCC e os componentes do PC. As habilidades de cada componente do PC orientam a elaboração de itens ou questões em testes educacionais que buscam representar e avaliar o nível de desenvolvimento da aprendizagem do PC. A sistematização da aplicação para o segmento do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) demonstrou que essa representação e sistematização do PC facilita a organização do ensino de maneira integrada com os objetos de conhecimento dos componentes curriculares da BNCC e para a construção de ferramentas de avaliação de aprendizagem do PC na EB.
Abstract: The teaching of computing in Brazil, guided by the National Common Curricular Base (BNCC), establishes objectives, competencies, knowledge areas, and skills from Early Childhood Education to enhance reasoning and autonomous learning in problem-solving. Although Computational Thinking (CT) is considered fundamental for preparing young people for future challenges, its integration into the various components of Basic Education is not yet fully understood by teachers. There is a need to expand resources and pedagogical tools that facilitate its incorporation into the National Common Curricular Base curricular components. This study analyzes CT representation in the basic education context, based on the systematization of competencies and skills expressed in the Curricular Base. The research adopts an exploratory and qualitative approach through documentary and bibliographic analysis to propose a conceptual model of CT competency, representing the components of abstraction, decomposition, algorithms, and pattern recognition. A matrix of CT skills and competencies is proposed to describe the relationships between the skills expressed in the National Common Curricular Base and CT components. The skills of each CT component guide the development of items or questions in educational tests that aim to represent and assess the level of CT learning development. The sys tematization applied to the segment of Upper Elementary School demonstrated that this representation and systematization of CT facilitates the organization of teaching in an integrated manner with the knowledge areas and supports advancements in the construction of assessment tools for CT learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024.
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