Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nobrega, Germana Menezes da | - |
dc.contributor.author | Juvito, Lucas de Azevedo | - |
dc.contributor.author | Soares, Rodrigo Teixeira | - |
dc.identifier.citation | JUVITO, Lucas de Azevedo; SOARES, Rodrigo Teixeira. A metaversidade chega ao campus: possibilidades e desafios do metaverso para educação superior. 2023. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de projeto para a implementação da metaversidade no campo da educação superior. O conceito de metaversidade combina elementos de um metaverso com a educação universitária tradicional, oferecendo novas possibilidades para experiências de aprendizagem imersivas e interativas. Através de uma revisão abrangente de trabalhos relacionados na área, este estudo explora o potencial da integração de plataformas de metaverso, como Decentraland e Gather Town, em um campus
virtual. A proposta se baseia nos conceitos de avatares e gêmeos digitais, fornecendo um ambiente virtual para que os estudantes participem de exercícios práticos e projetos colaborativos. Os méritos da proposta são avaliados por meio de uma análise detalhada de iniciativas educacionais existentes baseadas em metaverso. Por fim, são discutidas direções futuras e possibilidades para pesquisas adicionais nessa área. Este trabalho contribui para o avanço das práticas educacionais ao aproveitar o poder de tecnologias emergentes no
contexto da educação superior. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metaverso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.title | A metaversidade chega ao campus : possibilidades e desafios do metaverso para educação superior | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-26T22:01:21Z | - |
dc.date.available | 2024-11-26T22:01:21Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40683 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper presents a project proposal for the implementation of metaversity in the field of higher education. The concept of metaversity combines the elements of a metaverse with traditional university education, offering new possibilities for immersive and interactive learning experiences. Through a comprehensive review of related works in the field, this study explores the potential of integrating metaverse platforms such as Decentraland and Gather Town into a virtual campus. The proposal is grounded in the concepts of avatars and digital twins, providing a virtual environment for students to engage in practical exercises and collaborative projects. The merits of the proposal are evaluated through a thorough analysis of existing metaverse-based educational initiatives. Finally, future directions and possibilities for further research in this area are discussed. This work contributes to the advancement of educational practices by leveraging the power of emerging technologies in the context of higher education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Computação
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