Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40683
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LucasJuvito_RodrigoSoares_tcc.pdf7,8 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNobrega, Germana Menezes da-
dc.contributor.authorJuvito, Lucas de Azevedo-
dc.contributor.authorSoares, Rodrigo Teixeira-
dc.identifier.citationJUVITO, Lucas de Azevedo; SOARES, Rodrigo Teixeira. A metaversidade chega ao campus: possibilidades e desafios do metaverso para educação superior. 2023. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de projeto para a implementação da metaversidade no campo da educação superior. O conceito de metaversidade combina elementos de um metaverso com a educação universitária tradicional, oferecendo novas possibilidades para experiências de aprendizagem imersivas e interativas. Através de uma revisão abrangente de trabalhos relacionados na área, este estudo explora o potencial da integração de plataformas de metaverso, como Decentraland e Gather Town, em um campus virtual. A proposta se baseia nos conceitos de avatares e gêmeos digitais, fornecendo um ambiente virtual para que os estudantes participem de exercícios práticos e projetos colaborativos. Os méritos da proposta são avaliados por meio de uma análise detalhada de iniciativas educacionais existentes baseadas em metaverso. Por fim, são discutidas direções futuras e possibilidades para pesquisas adicionais nessa área. Este trabalho contribui para o avanço das práticas educacionais ao aproveitar o poder de tecnologias emergentes no contexto da educação superior.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMetaversopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.titleA metaversidade chega ao campus : possibilidades e desafios do metaverso para educação superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-26T22:01:21Z-
dc.date.available2024-11-26T22:01:21Z-
dc.date.submitted2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40683-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper presents a project proposal for the implementation of metaversity in the field of higher education. The concept of metaversity combines the elements of a metaverse with traditional university education, offering new possibilities for immersive and interactive learning experiences. Through a comprehensive review of related works in the field, this study explores the potential of integrating metaverse platforms such as Decentraland and Gather Town into a virtual campus. The proposal is grounded in the concepts of avatars and digital twins, providing a virtual environment for students to engage in practical exercises and collaborative projects. The merits of the proposal are evaluated through a thorough analysis of existing metaverse-based educational initiatives. Finally, future directions and possibilities for further research in this area are discussed. This work contributes to the advancement of educational practices by leveraging the power of emerging technologies in the context of higher education.pt_BR
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.