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Título: Um Repositório de Recursos Educacionais no Metaverso
Autor(es): Barbosa, Carlos Eduardo Silva
Carvalho, Gabriel Andrade de
Orientador(es): Nóbrega, Germana Menezes da
Assunto: Metaverso
Ambientes virtuais
covid-19
Data de apresentação: 1-Ago-2024
Data de publicação: 26-Nov-2024
Referência: BARBOSA, Carlos Eduardo Silva; CARVALHO, Gabriel Andrade de. Um Repositório de Recursos Educacionais no Metaverso. 2024. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho explora a concepção e prototipagem de um repositório de artefatos educacionais no metaverso. A integração de recursos educacionais em plataformas de metaverso se mostra uma possibilidade inovadora para instituições de ensino e para a sociedade em geral. A pandemia de COVID-19 (2019 - 2021) acelerou avanços tecnológicos, intensificando a necessidade de ambientes virtuais imersivos e interativos. Estudos recentes mostram que tais ambientes oferecem novas oportunidades de navegação, superando limitações conhecidas da Web plana e expandindo as possibilidades de aplicação em contextos educacionais. Este trabalho explora a utilização da plataforma Decentraland para a construção de ambientes virtuais 3D, analisando como os recursos disponibilizados podem ser empregados para criar experiências dinâmicas e personalizadas. Ao final, a solução apresentada é analisada e discutida, apontando possibilidades para que trabalhos futuros ampliem as descobertas realizadas, em favor do pleno desenvolvimento da interface do projeto SmartUnB.ECOS.
Abstract: This paper explores the design and prototyping of an educational resource repository within the metaverse. The integration of educational resources into metaverse platforms presents an innovative opportunity for educational institutions and society at large. The COVID-19 (2019 - 2021) pandemic accelerated technological advancements, highlighting the need for immersive and interactive virtual environments. Recent studies indicate that such environments offer new navigation possibilities, overcoming the limitations of traditional flat web interfaces and expanding applications in educational contexts. This research investigates the use of the Decentraland platform for constructing 3D virtual environments, examining how the available resources can be utilized to create dynamic and personalized experiences. Finally, the proposed solution is analyzed and discussed, identifying potential pathways for future research to enhance the findings and contribute to the ongoing development of the SmartUnB.ECOS project interface
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024.
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