Título: | Um Repositório de Recursos Educacionais no Metaverso |
Autor(es): | Barbosa, Carlos Eduardo Silva Carvalho, Gabriel Andrade de |
Orientador(es): | Nóbrega, Germana Menezes da |
Assunto: | Metaverso Ambientes virtuais covid-19 |
Data de apresentação: | 1-Ago-2024 |
Data de publicação: | 26-Nov-2024 |
Referência: | BARBOSA, Carlos Eduardo Silva; CARVALHO, Gabriel Andrade de. Um Repositório de Recursos Educacionais no Metaverso. 2024. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho explora a concepção e prototipagem de um repositório de artefatos educacionais no metaverso. A integração de recursos educacionais em plataformas de metaverso se mostra uma possibilidade inovadora para instituições de ensino e para a sociedade em geral. A pandemia de COVID-19 (2019 - 2021) acelerou avanços tecnológicos, intensificando a necessidade de ambientes virtuais imersivos e interativos. Estudos recentes mostram que tais ambientes oferecem novas oportunidades de navegação, superando limitações conhecidas da Web plana e expandindo as possibilidades de aplicação em contextos educacionais. Este trabalho explora a utilização da plataforma Decentraland para a construção de ambientes virtuais 3D, analisando como os recursos disponibilizados podem ser empregados para criar experiências dinâmicas e personalizadas. Ao final, a solução apresentada é analisada e discutida, apontando possibilidades para que trabalhos futuros ampliem as descobertas realizadas, em favor do pleno desenvolvimento da interface do
projeto SmartUnB.ECOS. |
Abstract: | This paper explores the design and prototyping of an educational resource repository within the metaverse. The integration of educational resources into metaverse platforms presents an innovative opportunity for educational institutions and society at large. The COVID-19 (2019 - 2021) pandemic accelerated technological advancements, highlighting the need for immersive and interactive virtual environments. Recent studies indicate that such environments offer new navigation possibilities, overcoming the limitations of traditional flat web interfaces and expanding applications in educational contexts. This research investigates the use of the Decentraland platform for constructing 3D virtual environments, examining how the available resources can be utilized to create dynamic and personalized experiences. Finally, the proposed solution is analyzed and discussed, identifying potential pathways for future research to enhance the findings and contribute
to the ongoing development of the SmartUnB.ECOS project interface |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.