Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Salles, André de Mattos | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Thayná Risuenho | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Thayná Risuenho. Impacto da música no tratamento de adolescentes com transtorno depressivo. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psiquiatria) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Residência Médica HUB/UnB, Curso de Especialização em Residência Médica – Psiquiatria, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A depressão é um dos transtornos mentais mais frequentes em todo o mundo. A adolescência é um período de transição e o desenvolvimento de um transtorno depressivo pode acarretar em implicações em ambiente acadêmico e social. O efeito relaxante da música poderia ser um componente de auxílio durante o tratamento para o transtorno depressivo em adolescentes? Objetivo: O objetivo do estudo é avaliar a resposta clínica da utilização das sinfonias musicais como método auxiliar no tratamento de adolescentes diagnosticados com transtorno depressivo. Método: Trata-se de um estudo intervencionista, randomizado, não cego, realizado com adolescentes entre doze e dezoito anos. A intervenção foi feita por meio de sinfonias
musicais. Composto por 12 participantes do grupo intervenção e 10 participantes do grupo controle. Foram aplicadas 3 escalas que avaliam a depressão em adolescentes (MQF, Kutcher - KADS e CES-DC), por um período de 8 semanas. Resultados: Houve redução significativa da escala MQF nos participantes do grupo
intervenção entre a primeira e segunda avaliação. Não houve diferença significativa no grupo controle e intervenção na análise das escalas Kutcher e CES-DC. Conclusão: É possível concluir que a utilização das sinfonias musicais como instrumento auxiliar do tratamento para transtorno depressivo pode contribuir com a redução dos sintomas apresentados pelos adolescentes participantes do estudo. Ressalta-se a necessidade de estudos com grupos maiores de participantes e um período de intervenção mais extenso. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno depressivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Musicoterapia | pt_BR |
dc.title | Impacto da música no tratamento de adolescentes com transtorno depressivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-22T15:28:36Z | - |
dc.date.available | 2024-11-22T15:28:36Z | - |
dc.date.submitted | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40631 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Daibert, Letícia | - |
dc.description.abstract1 | Introduction: Depression is one of the most common mental disorders worldwide. Adolescence is a period of transition and the development of a depressive disorder can have implications for academic and social environments. Could the relaxing effect of music be a helpful component during treatment for depressive disorder in adolescents? Objective: The objective of the study is to evaluate the clinical response to the use of
musical symphonies as an auxiliary method in the treatment of adolescents diagnosed with depressive disorder. Method: This is an interventional, randomized, non-blind study carried out with adolescents between twelve and eighteen years old. The intervention was done through musical symphonies. Composed of 12 participants from the intervention group and 10 participants from the control group. Three scales that assess depression in adolescents (MQF, Kutcher - KADS and CES-DC) were applied for a period of 8 weeks.
Results: There was a significant reduction in the MQF scale in participants in the intervention group between the first and second assessment. There was no significant difference in the control and intervention groups in the analysis of the Kutcher and CES-DC scales. Conclusion: It is possible to conclude that the use of musical symphonies as an auxiliary instrument in the treatment of depressive disorder can contribute to the reduction
of symptoms presented by the adolescents participating in the study. The need for studies with larger groups of participants and a longer intervention period is highlighted. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Residência Médica de Psiquiatria
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