Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4063
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_IolandaSouzaFernandes.pdf449,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Recrutamento interno e seleção : uma análise de sua eficácia em uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM)
Autor(es): Fernandes, Iolanda Souza
Orientador(es): Leite, Gilberto Manoel de França
Assunto: Administração de pessoal
Pessoal - recrutamento
Pessoal - seleção e admissão
Data de apresentação: 14-Abr-2012
Data de publicação: 12-Nov-2012
Referência: FERNANDES, Iolanda Souza. Recrutamento interno e seleção: uma análise de sua eficácia em uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM). 2012. [39] f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este artigo científico tem por intenção refletir sobre o recrutamento interno e seleção de uma empresa no Polo industrial de Manaus (PIM), com o intuito de esclarecer a eficácia. Quando se faz referências ao processo de recrutamento e seleção, esta se falando de um processo que pretende formar, capacitar pessoas para exercer uma determinada função dentro da empresa, seja qual for o setor da empresa, porém o objeto de estudo deste trabalho será a eficácia deste processo em uma empresa do PIM. É pelo recrutamento sistemático que se pode direcionar de forma organizada e eficaz o processo de seleção de uma empresa. Assim a empresa escolhe o tipo de processo, ou seja, faz a opção pelas determinações que validam suas ações de mercado e trabalho. A Tendência Tradicional (conservadora) reforça o papel da empresa como um local de preparação de homens competentes e morais, bastando ao funcionário esforçar-se para ser o mais capaz. As informações são repassadas ao funcionário como verdades absolutas e sem nenhuma ligação com sua realidade social e cultura. A Tendência da Nova Administração (Libertária) apresenta-se como uma corrente de pensamento que se contrapõe as liberais, diferentemente do passado, quando se contratava tendo como base apenas a formação acadêmica e os cursos extracurriculares, atualmente se faz necessário identificar um conjunto de competências que vão representar um candidato como sendo um talento profissional e isso vai muito além da mera análise de um currículo bem elaborado. Na verdade, as empresas modernas estão a “caça” de talentos com uma boa base teórica, mas que também possuam virtudes de caráter subjetivo que são imprescindíveis frente à nova realidade social e econômica. Com isso, tornou-se fundamental desenvolver novos conceitos e métodos seletivos capazes de avaliar precisamente as competências ligadas, não apenas a conhecimentos técnicos, mas também a características pessoais e aspectos de personalidade dos candidatos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons