Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40616
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ArthurMarcosSoaresLacerda_tcc.pdf5,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Patrimônio e Memória : o inventário participativo como proposta museológica de identificação e preservação do Patrimônio e da Memória Cultural da cidade de Alto Paraíso/ GO
Autor(es): Lacerda, Arthur Marcos Soares
Orientador(es): Santos, Deborah Silva
Assunto: Patrimônio cultural
Chapada dos Veadeiros (GO)
Museologia
Data de apresentação: 13-Set-2024
Data de publicação: 21-Nov-2024
Referência: LACERDA, Arthur Marcos Soares. Patrimônio e Memória: o inventário participativo como proposta museológica de identificação e preservação do Patrimônio e da Memória Cultural da cidade de Alto Paraíso/ GO. 2022. 213 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A pesquisa aborda a problemática da memória e do patrimônio cultural em Alto Paraíso de Goiás, com foco em identificar e compreender onde e como se encontram os fragmentos do patrimônio material e imaterial da cidade. Observando a ausência de um registro sistematizado desses elementos, a pesquisa utiliza um inventário participativo para recuperar aspectos que possam nos conectar a uma Chapada dos Veadeiros ancestral. O processo de inventário serviu como uma metodologia para aproximar a pesquisa das pessoas da comunidade, enquanto as histórias de vida dos moradores ganharam protagonismo, redefinindo algumas abordagens iniciais. Este engajamento levou à reafirmação do legado indígena e quilombola como pilares fundamentais da cultura popular de Alto Paraíso de Goiás, destacando a importância desse patrimônio na preservação e fortalecimento do cerrado brasileiro.
Abstract: This research addresses the issue of memory and cultural heritage in Alto Paraíso de Goiás, focusing on identifying and understanding where and how fragments of the city's tangible and intangible heritage are found. Noticing the absence of a systematic record of these elements, the research utilizes a participatory inventory to recover aspects that might connect us to an ancestral Chapada dos Veadeiros. The inventory process served as a methodology to bring the research closer to the community, while the life stories of the residents took center stage, redefining some initial approaches. This engagement led to the reaffirmation of the indigenous and quilombola legacy as fundamental pillars of the popular culture of Alto Paraíso de Goiás, highlighting the importance of this heritage in the preservation and strengthening of the Brazilian cerrado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.