Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40612
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_BeatrizDeCarvalhoSantos_tcc.pdf429,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Com carinho : cartas de uma graduanda em Letras
Autor(es): Santos, Beatriz de Carvalho
Orientador(es): Nakagome, Patrícia Trindade
Assunto: Autoetnografia
Cartas
Cursos de licenciatura
Data de apresentação: 4-Set-2024
Data de publicação: 21-Nov-2024
Referência: SANTOS, Beatriz de Carvalho. Com carinho: cartas de uma graduanda em Letras. 2024. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho trata-se de um compilado de textos reflexivos em formato de cartas que representam uma monografia com o objetivo de pensar, analisar e problematizar o curso de Letras, observando os seguintes aspectos: literatura, Língua Portuguesa, licenciatura, educação, pesquisa e docência. Como base metodológica, utiliza-se o método analítico-descritivo da autoetnografia, bem como a concepção bakhtiniana de polifonia (1986) e a freiriana de inacabamento (1996). Por meio da revisão de memórias e vivências, junto à bibliografia selecionada, objetiva-se, sobretudo, abordar sonhos, expectativas, desejos e pensamentos que se afirmam, se contradizem e se completam de uma graduanda da área e futura professora de Língua Portuguesa. Sob essa ótica, tal compilado de cartas revela como o medo dá lugar ao mais profundo amor pelo curso e pela profissão, de modo que se observe o nascer de uma profissional devota às suas escolhas e apaixonada pela educação, pela escrita e pela leitura.
Abstract: This work is a compilation of reflective texts in the form of letters that represent a monograph with the objective of thinking, analyzing and problematizing the Language Graduation course, observing the following aspects: literature, Portuguese language, licentiate, education, research and teaching. As a methodological basis, the analytical-descriptive method of autoethnography is used, as well as the Bakhtinian conception of polyphony (1986) and the Freirean conception of incompleteness (1996). Through the review of memories and experiences, accompanied by the selected bibliography, the objective is, above all, to address dreams, expectations, desires and thoughts that affirm, contradict and complete each other of an undergraduate student in the area and future Portuguese teacher. From this perspective, this compilation of letters shows how fear gives way to the deepest love for the course and the profession, so that it's possible to observe the birth of a professional devoted to her choices and passionate about education, writing and reading.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.