Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4057
Título: | Ensinando as leis de Newton por meio de oficina |
Autor(es): | Andrade, Jéssika Silva de |
Orientador(es): | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
Coorientador(es): | Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Física - estudo e ensino Ensino - meios auxiliares |
Data de apresentação: | 8-Out-2012 |
Data de publicação: | 9-Nov-2012 |
Referência: | ANDRADE, Jéssika Silva de. Ensinando as leis de Newton por meio de oficina. 2012. 29 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | O trabalho apresentado a seguir é resultado da oficina “As Três Leis de Newton”. O conteúdo foi escolhido por ser um tema de fácil instrumentalização entre os conteúdos de Física, porém pouco aprofundado pelos professores que ministram a disciplina. É apresentada a experiência da aplicação de estratégia experimental no ensino das Leis de Newton para alunos do Ensino Médio. Foi realizada uma oficina com a execução de seis experimentos que abordavam as três leis nos quais os próprios alunos realizavam os experimentos e a discussão dos mesmos. Esse método foi utilizado objetivando uma aprendizagem mais significativa do conteúdo. Tornou-se claro, após a aplicação da oficina, que tal atividade é efetivamente um excelente instrumento de concretização dos conhecimentos científicos com grande potencial de possibilitar a correlação dos fatos cotidianos com os conhecimentos científicos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The work presented below is a result of the workshop "The Three Laws of Newton". The content was chosen because it is a subject of easy instrumentalization between contents of physics, but little depth by teachers who teach the discipline. It is the experience of the application of experimental strategy in teaching of Newton's Laws to high school students. A workshop was held with the execution of six experiments that addressed the three laws in which the students performed the experiments and the discussion of them. This method was used aiming at a more significant learning of the content. It became clear, after applying the workshop, that such activity is indeed an excellent tool for achieving scientific knowledge with great potential for enabling the correlation of daily facts with scientific knowledge. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2012. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons