Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40549
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MatheusNantesCosta_tcc.pdf2,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização da metodologia Ashby de seleção de materiais em componentes automotivos
Autor(es): Costa, Matheus Nantes
Orientador(es): Silva, Edson Paulo da
Assunto: Materiais - fadiga
Automóveis - peças
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 18-Nov-2024
Referência: COSTA, Matheus Nantes. Utilização da metodologia Ashby de seleção de materiais em componentes automotivos. 2021. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é apresentar, por meio de estudos de caso, um processo sistemático de seleção de materiais, tendo como ênfase componentes automotivos. O desenvolvimento do projeto é norteado pela metodologia Ashby de seleção de materiais. A partir da tradução de requisitos de projetos para os componentes considerados, são estabelecidas as restrições que devem ser respeitadas e os objetivos que devem ser atingidos em termos de desempenho do componente. Por meio de Mapas de Propriedades Materiais foi realizado a triagem utilizando-se as restrições, e a classificação utilizando os objetivos estabelecidos. A seleção final foi feita com base em dados e informações específicas relacionadas à logística, disponibilidade e indicadores de sustentabilidade ambiental de cada material candidato classificado. Todas etapas da metodologia foram empregadas com auxílio do software Granta EduPack. O trabalho logrou êxito ao selecionar materiais viáveis para cada uma das peças selecionadas. Ao final, o trabalho apresenta uma discussão sobre os materiais classificados.
Abstract: The aim of this project is present, by case studies, a systematic process of material selection, having emphasis in automotive components. The development of the project is guided by Ashby’s methodology selection of materials. Starting from the interpretation of project’s requirements for the considered parts, will be established the restrictions that must be followed and the goals that should be achieved in terms of parts performance. Using properties of materials maps it’s possible to do the sorting based in the restrictions, and also make the classification using the goals previously established. The final selection will be done based on specific information related to logistics, availability and environmental sustainability index of each classified material. All methodology phases where used with the help of Granta Edupack software. The project meet success in select viable material for each one of the selected parts. At the end, the project presents a discussion about the classified materials.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.