Título: | Utilização da metodologia Ashby de seleção de materiais em componentes automotivos |
Autor(es): | Costa, Matheus Nantes |
Orientador(es): | Silva, Edson Paulo da |
Assunto: | Materiais - fadiga Automóveis - peças |
Data de apresentação: | 12-Nov-2021 |
Data de publicação: | 18-Nov-2024 |
Referência: | COSTA, Matheus Nantes. Utilização da metodologia Ashby de seleção de materiais em componentes automotivos. 2021. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é apresentar, por meio de estudos de caso, um processo
sistemático de seleção de materiais, tendo como ênfase componentes automotivos. O
desenvolvimento do projeto é norteado pela metodologia Ashby de seleção de materiais. A
partir da tradução de requisitos de projetos para os componentes considerados, são estabelecidas
as restrições que devem ser respeitadas e os objetivos que devem ser atingidos em termos de
desempenho do componente. Por meio de Mapas de Propriedades Materiais foi realizado a
triagem utilizando-se as restrições, e a classificação utilizando os objetivos estabelecidos. A
seleção final foi feita com base em dados e informações específicas relacionadas à logística,
disponibilidade e indicadores de sustentabilidade ambiental de cada material candidato
classificado.
Todas etapas da metodologia foram empregadas com auxílio do software Granta
EduPack. O trabalho logrou êxito ao selecionar materiais viáveis para cada uma das peças
selecionadas. Ao final, o trabalho apresenta uma discussão sobre os materiais classificados. |
Abstract: | The aim of this project is present, by case studies, a systematic process of material
selection, having emphasis in automotive components. The development of the project is
guided by Ashby’s methodology selection of materials. Starting from the interpretation of
project’s requirements for the considered parts, will be established the restrictions that must be
followed and the goals that should be achieved in terms of parts performance. Using properties
of materials maps it’s possible to do the sorting based in the restrictions, and also make the
classification using the goals previously established. The final selection will be done based on
specific information related to logistics, availability and environmental sustainability index of
each classified material.
All methodology phases where used with the help of Granta Edupack software. The
project meet success in select viable material for each one of the selected parts. At the end, the
project presents a discussion about the classified materials. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.