Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4054
Título: | O uso do desenho animado como recurso didático : filme Rio |
Autor(es): | Lisboa, Iara Alves |
Orientador(es): | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
Assunto: | Desenho animado Filmes infantis Educação ambiental Cinema na educação |
Data de apresentação: | 3-Out-2012 |
Data de publicação: | 9-Nov-2012 |
Referência: | LISBOA, Iara Alves. O uso do desenho animado como recurso didático: filme Rio. 2012. [32] f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O uso do desenho animado como recurso didático, visa desenvolver de maneira lúdica, por meio dos desenhos de cinema de animação, os temas transversais do PCN. Seu uso contempla a realidade de muitos estudantes que, em horário de ócio, passam horas apreciando desenhos e animações. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa a partir da análise do filme “Rio” visando abstrair conceitos básicos da Educação Ambiental, valores e princípios éticos e situações que envolvam Ciências e conhecimento de Ciências que possam ser desencadeados a partir da exposição do filme. O cinema de animação como forma de exploração pelo consumismo torna-se um recurso didático em potencial por encantar o público infantil, adolescente e adulto sendo necessário trabalhá-lo de forma coerente com os temas propostos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The use of animation as a teaching tool, aims to develop a playful manner, by means of drawings animated film, the cross-cutting themes of the NCP. Its use contemplates the reality of many students who, in time of leisure, spend hours enjoying drawings and animations. The methodology is based on qualitative research from the analysis of the movie "Rio" in order to abstract the basic concepts of environmental education, values and ethical principles and the case of science and knowledge of science that can be triggered from the exposure of the film. The animated film as a form of exploitation by consumerism becomes a teaching resource potential enchanted by the public child, adolescent and adult work it is necessary consistent with the proposed themes |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2011. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons