Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Villar, Fernando | - |
dc.contributor.author | Barbetta, Liz Violeta Lima de Andrade | - |
dc.identifier.citation | BARBETTA, Liz Violeta Lima de Andrade. A não binariedade em mim e para além das questões de gênero: uma busca por conexões com o improviso, a dança e seu ensino. 2023. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como objetivo compreender a não binariedade por meio do meu
próprio processo de transição, além de buscar conexões entre ela, a não binariedade, o improviso
e a dança. Ao longo do processo de desenvolvimento desta investigação e de sua metodologia de
abordagem, pude perceber que sua maior parte era baseada no meu estudo de caso sobre mim
mesma e meu processo de transição de gênero. Era necessário que eu criasse um entendimento
maior sobre a não binariedade para poder me embasar e compartilhar com outras pessoas as
minhas buscas e descobertas, a respeito dela. Me permitindo assim poder explicitar como minha
percepção sobre não binariedade se ampliou como eu busquei criar uma conexão com outros
fatores para além do gênero, que aqui nesta monografia são a dança e o improviso. Assim, por se
tratar de um processo meu, esta pesquisa é escrita em primeira pessoa, e a metodologia de
abordagem começa no meu entendimento como uma pessoa trans não binária, primeiramente de
uma forma emocional e psicológica, para depois continuar com a minha percepção do que é a
não binariedade em si, procurando entender cada vez mais o que ela significa. Em seguida relato
como foi a reação de amigues diante minha transição, e como outras pessoas me ajudaram a
entender que tanto a transgeneridade quanto a não binariedade precisam ser estudadas para serem
compreendidas para além das próprias vivências. Nesse momento percebi que o objetivo da
pesquisa estava se transformando, pois eu ainda precisava compreender muita coisa sobre não
binariedade antes de levá-la para outro âmbitos. Também compartilho como foi a reação de
alguns familiares à minha transição e como isso me afeta até os dias atuais. Logo depois desta
primeira parte, parto para a segunda parte, onde relato minha relação com a dança e com o
improviso. Em sequência explico como a não binariedade foi se ampliando, para além das
questões de gênero e possibilitando uma busca por uma conexão por meio do processo criativo
dentro do improviso. Assim, busco tentar elucidar como cheguei nesta conexão e que
desdobramentos eu poderia ter a partir dela, além de esboçar possíveis futuras aplicações práticas
desta pesquisa. Na introdução além de iniciar a apresentação desta monografia, inclui conceitos
que serão fundamentais para a compreensão da mesma, obtidos na plataforma online ChatGPT
OpenAI, além de alguns conceitos presentes nos estudos de gênero de Judith Butler e Berenice
Bento, duas referências no campo, criando um diálogo entre a plataforma, as autoras e eu
mesma, visando gerar uma compreensão mais abrangente acerca dos conceitos trabalhados. Baseando-me principalmente em minhas vivências, utilizo material majoritariamente empírico na
primeira parte. Na segunda parte, conto com conceitos de improvisação de Stephen
Nachmanovitch, buscando uma abordagem que enfatize a liberdade de experimentação, sem
julgamentos, comparando o processo criativo com o processo de transição de gênero. Na última
seção, apresento as considerações finais deste Trabalho de Conclusão de Curso. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero - transversalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros não binários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transgêneros | pt_BR |
dc.title | A não binariedade em mim e para além das questões de gênero : uma busca por conexões com o improviso, a dança e seu ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T15:29:20Z | - |
dc.date.available | 2024-11-13T15:29:20Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40527 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
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