Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40526
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FernandoAraujoBrito_tcc.pdf701,04 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDella Giustina, Fabiana Marroni-
dc.contributor.authorBrito, Fernando Araújo-
dc.identifier.citationBRITO, Fernando Araújo. Arte e projeto de vida nas práticas pedagógicas: uma análise sobre vivências educacionais. 2023. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs desafios no exercício da docência no ambiente escolar aumentaram devido aos impactos causados pela pandemia de Covid-19, mesmo com a retomada das atividades presenciais das aulas de artes, o desenvolvimento da comunicação entre docentes e discentes e os processos de aprendizagem encontram dificuldades diante das consequências do tempo de isolamento que deixou as salas de aula vazias. Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo refletir sobre a utilização do projeto de vida no ensino de arte. A análise dos questionamentos e elaborações que surgem no processo de ensino de um arte-educador, no ensino fundamental maior (6º a 9º ano) em escola pública. No encontro de amparo em práticas educativas que utilizam metodologias-ativas como ferramenta pedagógica que corrobora para o aumento da qualidade dos processos de ensino-aprendizagem através do incentivo à autonomia e protagonismo do estudante, buscando uma reflexão através de observações colhidas no ambiente escolar durante o exercício da docência e estágios, onde foram ministradas aulas de artes na Escola CAP - Comunidade de Aprendizagem do Paranoá – Brasília (Anos Iniciais) no segundo semestre de 2021, quando estávamos vivenciando a pandemia causada pela Covid-19 e seus impactos nas práticas educativas. E também na retomada das atividades presenciais na Escola Municipal Maria do Rosário (Anos Finais) – Localizada em Magalhães de Almeida, município brasileiro do estado do Maranhão, durante o ano de 2022. Metodologias ativas que promovem a motivação dos estudante a construir e encontrar sentido em seu projeto de vida, fortalecem o interesse nas aulas e reduzem a violências no ambiente escolar. Métodos que podem contribuir para uma boa saúde mental de alunos e professores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicas - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordDocênciapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.titleArte e projeto de vida nas práticas pedagógicas : uma análise sobre vivências educacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-13T15:18:29Z-
dc.date.available2024-11-13T15:18:29Z-
dc.date.submitted2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40526-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.