Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Della Giustina, Fabiana Marroni | - |
dc.contributor.author | Brito, Fernando Araújo | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Fernando Araújo. Arte e projeto de vida nas práticas pedagógicas: uma análise sobre vivências educacionais. 2023. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os desafios no exercício da docência no ambiente escolar aumentaram devido aos impactos
causados pela pandemia de Covid-19, mesmo com a retomada das atividades presenciais das
aulas de artes, o desenvolvimento da comunicação entre docentes e discentes e os processos
de aprendizagem encontram dificuldades diante das consequências do tempo de isolamento
que deixou as salas de aula vazias. Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo
refletir sobre a utilização do projeto de vida no ensino de arte. A análise dos questionamentos
e elaborações que surgem no processo de ensino de um arte-educador, no ensino fundamental
maior (6º a 9º ano) em escola pública. No encontro de amparo em práticas educativas que
utilizam metodologias-ativas como ferramenta pedagógica que corrobora para o aumento da
qualidade dos processos de ensino-aprendizagem através do incentivo à autonomia e
protagonismo do estudante, buscando uma reflexão através de observações colhidas no
ambiente escolar durante o exercício da docência e estágios, onde foram ministradas aulas de
artes na Escola CAP - Comunidade de Aprendizagem do Paranoá – Brasília (Anos Iniciais) no
segundo semestre de 2021, quando estávamos vivenciando a pandemia causada pela Covid-19
e seus impactos nas práticas educativas. E também na retomada das atividades presenciais na
Escola Municipal Maria do Rosário (Anos Finais) – Localizada em Magalhães de Almeida,
município brasileiro do estado do Maranhão, durante o ano de 2022. Metodologias ativas que
promovem a motivação dos estudante a construir e encontrar sentido em seu projeto de vida,
fortalecem o interesse nas aulas e reduzem a violências no ambiente escolar. Métodos que
podem contribuir para uma boa saúde mental de alunos e professores. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Arte e projeto de vida nas práticas pedagógicas : uma análise sobre vivências educacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T15:18:29Z | - |
dc.date.available | 2024-11-13T15:18:29Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40526 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|