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dc.contributor.advisorCarmo, Jake Carvalho do-
dc.contributor.authorPereira, Érika Rana Lima-
dc.identifier.citationPEREIRA, Érika Rana Lima. Influência do alongamento dinâmico em homens antes do teste de força máxima replicando exercício de barra fixa. 2024. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa trata de um estudo sobre a influência do alongamento anterior ao teste de força, replicando o exercício barra fixa. Com o objetivo de verificar qual é a influência da realização do alongamento (abdução horizontal), duas séries de 10 repetições e três séries de 10 repetições, anterior ao teste de força máxima. A pesquisa foi motivada pela falta de um consenso sobre a influência do alongamento realizado antes do treinamento de força, e busca analisar se séries de alongamento como forma de aquecimento trazem prezuízos a execução de exercícios de força quando comparado à não realização. Para alcançar esse objetivo, foi utilizado um dispositivo para controlar a intensidade do alongamento e uma barra de ferro conectada a duas células de força para o teste de força máxima. Foi delimitado o público masculino, jovens adultos dos 18 aos 43 anos de idade, com estatura média de 1,76m e 80 kg de massa corporal. A análise dos dados revelou que independentemente da forma de aquecimento, seja com os protocolos de séries de alongamento ou bike ergométrica, não houve diferenças estatísticas significativas, demonstrando que formas de aquecimento mais leves não trazem prejuízo a força máxima. Essa visão é importante para ajustar as práticas de treinamento, permitindo uma abordagem mais equilibrada. Este estudo contribui para a compreensão de como o alongamento pode impactar o desempenho em testes de força específicos e sugere a necessidade de explorar mais a fundo as estratégias ideais para melhorar o rendimento em atividades de força e resistência.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlongamento (Fisiologia)pt_BR
dc.subject.keywordForça muscularpt_BR
dc.subject.keywordExercícios de alongamentopt_BR
dc.titleInfluência do alongamento dinâmico em homens antes do teste de força máxima replicando exercício de barra fixapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-13T11:04:05Z-
dc.date.available2024-11-13T11:04:05Z-
dc.date.submitted2024-09-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40509-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This research examines the influence of pre-test stretching on strength performance, specifically replicating the pull-up exercise. The goal is to determine how different stretching routines (horizontal abduction), consisting of two sets of 10 repetitions and three sets of 10 repetitions, affect maximum strength testing. The study was motivated by the lack of consensus regarding the impact of stretching before strength training and aims to analyze whether stretching sets as a warm-up negatively affect strength performance compared to no stretching. To achieve this, a device was used to control stretching intensity, and a barbell connected to two force cells was employed for maximum strength testing. The study focused on male participants aged 18 to 43 years, with an average height of 1.76 meters and a body mass of 80 kg. Data analysis revealed that regardless of the warm-up method—whether stretching protocols or using a stationary bike—there were no statistically significant differences. This indicates that lighter warm-up methods do not negatively impact maximum strength. This finding is important for adjusting training practices and supports a more balanced approach. The study contributes to understanding how stretching can impact performance in specific strength tests and suggests further exploration into optimal strategies for enhancing strength and endurance performance.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



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