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dc.contributor.advisorRaposo, Mírian Barbosa Tavares-
dc.contributor.authorHalushuk, Luciana de Amorim-
dc.identifier.citationHALUSHUK, Luciana Amorim de. Contribuições da psicologia do desenvolvimento para a formação de guias em ecoturismo. 2003. 60 f. Monografia (Especialização em Ecoturismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2003.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta contribuições da psicologia do desenvolvimento no processo de formação de guias em ecoturismo. Para chegar-se a esse ponto, num primeiro momento buscou-se esclarecer o significado do conceito de ecoturismo. Termo por si só bastante complexo. Logo em seguida, aborda-se questões referentes à educação ambiental, cujas concepções variam muito por resultar de posturas filosóficas diferenciadas. Posteriormente relacionou-se a educação ambiental com o ecoturismo e, fundamentalmente, destacou-se o papel do guia no empreendimento ecoturístico e das diferentes representações sociais dos conceitos de meio ambiente e cultura. Em seguida, descreveram-se sínteses das teorias de vários estudiosos da psicologia, apontando sugestões que poderão propiciar ao guia uma formação capaz de suprir as exigências inerentes às atividade ecoturísticas, pautadas por princípios que aliam sustentabilidade ecológica, econômica e sociocultural.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEcoturismopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordGuias de turismopt_BR
dc.titleContribuições da psicologia do desenvolvimento para a formação de guias em ecoturismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.date.accessioned2009-07-15T19:33:11Z-
dc.date.available2009-07-15T19:33:11Z-
dc.date.issued2009-07-15T19:33:11Z-
dc.date.submitted2003-03-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/404-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study presents contributions of the psychology of development to ecoturism guides formation process. To reach this point, it was firstly tried to clarify the meaning of ecoturism concept, a very complex term by itself. Then questions concerning environmental education were raised, whose conceptions greatly differ for resulting from philosophical postures. Next, environmental education was related to ecoturism and, fundamentally, the role of the guide in the ecoturistic enterprise was highughted, attempting to the importance of noticing the differences of social representations of the concepts of environment and culture. At last, syntheses of various theorists of human development were described, pointing at suggestions that will be able to provide the guide whit a formation able to supply the inherent requirements to the ecoturistic activities, which must be ruled by principles that ally ecologic, economic and socio cultural self- sufficiency.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2003.03.TCC.404-
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