Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40497
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_BeatrizGomesMoreira_tcc.pdf2,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Moderadores do efeito do treinamento resistido na dor e capacidade funcional de idosos com osteoartrite de joelhos : uma revisão sistemática com meta-análise e metarregressão
Autor(es): Moreira, Beatriz Gomes
Orientador(es): Costa, Rochelle Rocha
Assunto: Osteoartrite
Idosos - atividade física
Dor
Capacidade funcional
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 12-Nov-2024
Referência: MOREIRA, Beatriz Gomes. Moderadores do efeito do treinamento resistido na dor e capacidade funcional de idosos com osteoartrite de joelhos: uma revisão sistemática com meta-análise e metarregressão. 2024. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar os possíveis moderadores do efeito do treinamento resistido (TR) na dor e capacidade funcional de idosos com osteoartrite de joelhos (OAJ). Para isso, foi realizada uma busca sistemática por ensaios clínicos randomizados (ECRs), nas bases de dados Pubmed, PEDro, Embase e Scopus. Para serem incluídos, os estudos deveriam: ser ECRs; ter intervenção com TR (mínimo de 8 semanas); ter um grupo controle sem intervenção; ter avaliado idosos com diagnóstico de OAJ; e ter avaliado a dor e/ou a capacidade funcional como desfecho. A seleção de estudos, a extração dos dados e a avaliação da qualidade metodológica dos estudos incluídos foram feitas de forma pareada e independente. Effects sizes (ES) foram calculados usando o modelo de efeitos aleatórios, com intervalo de confiança de 95% (IC). Dos 4839 artigos identificados, 18 atenderam aos critérios de elegibilidade e foram incluídos na presente revisão (968 participantes). Dentre os 18 estudos incluídos, 83,3% avaliaram ambos os desfechos (15 estudos), 11,1% avaliaram apenas capacidade funcional (2 estudos) e 5,6% avaliaram unicamente a dor (1 estudo). O TR está associado a uma diminuição na dor de pessoas idosas com OAJ (ES –1,08; IC –1,44 a –0,73; p<0,001; I²=78%) quando comparadas ao grupo controle. De forma similar o TR está associado a uma melhora na capacidade funcional de pessoas idosas com OAJ (ES –1,05; IC –1,56 a –0,55; p<0,001; 88%) quando comparadas ao grupo controle. Desta forma, concluise que o TR produz efeitos benéficos na dor e capacidade funcional de idosos com OAJ.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.