Título: | Motivos da evasão de alunos do Curso de Educação Física da UnB : diferenças entre bacharelado e licenciatura |
Autor(es): | Jacob, Antônio Gabriel Mendes |
Orientador(es): | Costa, Rochelle Rocha |
Assunto: | Evasão universitária Universidade de Brasília (UnB) - Educação Física |
Data de apresentação: | 19-Set-2024 |
Data de publicação: | 12-Nov-2024 |
Referência: | JACOB, Antônio Gabriel Mendes. Motivos da evasão de alunos do Curso de Educação Física da UnB: diferenças entre bacharelado e licenciatura. 2024. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente estudo objetivou comparar os motivos da evasão dos
alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física da
Universidade de Brasília (UnB) do período de 2014 a 2022. Caracteriza-se com
uma pesquisa quantitativa, transversal, de cunho descritivo e exploratório. A
amostra incluiu 40 ex-alunos de bacharelado e 85 de licenciatura. Os dados
foram coletados em quatro etapas: entrevistas com grupos focais (envolvendo
coordenadores, ex-coordenadores e alunos de fim de curso), elaboração e
validação do questionário, e o envio do mesmo aos ex-alunos. As análises
descritivas e comparativas foram realizadas utilizando o teste estatístico
qui-quadrado de independência, com nível de significância estabelecida em
alpha = 0,05, no software R Studio. Os resultados não revelaram diferenças
estatisticamente significativas entre os motivos de evasão dos dois cursos.
Como destacado na literatura, a dificuldade de conciliar trabalho e estudos foi
um dos fatores mais citados como motivo para evasão, com altos índices de
concordância entre os respondentes (67,5% para bacharelado e 60% para
licenciatura). Conclui-se que, ainda que haja a necessidade de mais estudos que
comparem especificamente as diferenças dos motivos de evasão entre os cursos
de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física para uma análise mais
profunda das particularidades de cada curso, a Universidade de Brasília
necessita reforçar suas políticas de permanência e apoio ao estudante,
promovendo uma maior flexibilidade curricular, ampliando a oferta de disciplinas
em turnos alternativos e em outros campi, melhorando a comunicação
institucional e garantindo suporte psicológico adequado. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Educação Física
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