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Título: Motivos da evasão de alunos do Curso de Educação Física da UnB : diferenças entre bacharelado e licenciatura
Autor(es): Jacob, Antônio Gabriel Mendes
Orientador(es): Costa, Rochelle Rocha
Assunto: Evasão universitária
Universidade de Brasília (UnB) - Educação Física
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 12-Nov-2024
Referência: JACOB, Antônio Gabriel Mendes. Motivos da evasão de alunos do Curso de Educação Física da UnB: diferenças entre bacharelado e licenciatura. 2024. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente estudo objetivou comparar os motivos da evasão dos alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) do período de 2014 a 2022. Caracteriza-se com uma pesquisa quantitativa, transversal, de cunho descritivo e exploratório. A amostra incluiu 40 ex-alunos de bacharelado e 85 de licenciatura. Os dados foram coletados em quatro etapas: entrevistas com grupos focais (envolvendo coordenadores, ex-coordenadores e alunos de fim de curso), elaboração e validação do questionário, e o envio do mesmo aos ex-alunos. As análises descritivas e comparativas foram realizadas utilizando o teste estatístico qui-quadrado de independência, com nível de significância estabelecida em alpha = 0,05, no software R Studio. Os resultados não revelaram diferenças estatisticamente significativas entre os motivos de evasão dos dois cursos. Como destacado na literatura, a dificuldade de conciliar trabalho e estudos foi um dos fatores mais citados como motivo para evasão, com altos índices de concordância entre os respondentes (67,5% para bacharelado e 60% para licenciatura). Conclui-se que, ainda que haja a necessidade de mais estudos que comparem especificamente as diferenças dos motivos de evasão entre os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física para uma análise mais profunda das particularidades de cada curso, a Universidade de Brasília necessita reforçar suas políticas de permanência e apoio ao estudante, promovendo uma maior flexibilidade curricular, ampliando a oferta de disciplinas em turnos alternativos e em outros campi, melhorando a comunicação institucional e garantindo suporte psicológico adequado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024.
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