Título: | Estudo numérico-experimental da rigidez torcional de um chassi Fórmula SAE |
Autor(es): | Miranda, Rodrigo Barreto Rosado de |
Orientador(es): | Veloso, Luís Augusto Conte Mendes |
Assunto: | Chassi veicular Veículos Fórmula SAE |
Data de apresentação: | 11-Nov-2021 |
Data de publicação: | 12-Nov-2024 |
Referência: | MIRANDA, Rodrigo Barreto Rosado de. Estudo numérico-experimental da rigidez torcional de um chassi Fórmula SAE. 2021. 126 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A rigidez torcional do chassi de um veículo de competição Fórmula SAE é um dos
parâmetros mais importantes na concepção de projeto da estrutura veicular. No quesito
de performance veicular, o chassi deve ser o mais rígido possível, de tal forma que a
resposta dinâmica do carro seja predominantemente função do comportamento das molas,
amortecedores e barras anti-rolagem. Contudo, uma escolha deve ser realizada entre os
parâmetros de massa e rigidez torcional ao longo do projeto, de tal forma que o protótipo
não fique muito pesado e também não comprometa o funcionamento da suspensão.
Assim sendo, esse trabalho tem como objetivo realizar um estudo numérico experi-
mental da rigidez torcional de um chassi Fórmula SAE desenvolvido pela equipe Apuama
Racing em 2019. A partir de modelos baseados no Método dos elementos finitos, a rigidez
torcional foi obtida numericamente considerando a ausência e a presença do sistema de
suspensão. Além disso, a validação da simulação numérica foi realizada por meio da exe-
cução de um ensaio experimental cuja metodologia é apresentada ao longo do texto, onde
os esforços nos elementos de suspensão aplicados durante o ensaio foram validados para
os elementos de push rod e rear lower arm, apresentando um erro percentual máximo de
13,70%.
Por fim, realizou-se uma comparação entre as estruturas manufaturadas pela equipe
Apuama Racing desde o ano de 2015, de tal forma que a otimização do projeto fosse ava-
liada.
Como resultados, verificou-se a otimização no projeto do chassi em comparação
aos anos anteriores, perceptível pela diminuição da massa e pelo incremento de rigidez
torcional específica. Em relação ao chassi de 2019, houve uma redução percentual de massa
de 32,36% e 25,58% e um incremento de rigidez torcional de 18,6% e 30,5% comparando-se
com os chassis de 2015 e 2017, respectivamente. Os valores numéricos e experimentais de
rigidez torcional apresentaram valores próximos para os carregamentos iniciais de menor
magnitude, com um erro percentual máximo de 8,41%, mas para carregamentos maiores,
devido a deformações nos elementos da bancada, apresentaram divergências relevantes. |
Abstract: | The frame torsional stiffness of a Formula SAE’s competition vehicle is one of the
most important parameters in the conception fase of vehicle structure’s design process.
Regarding vehicle performance, the chassis must be as rigid as possible, such that the
car’s dynamic response is predominantly a function of the behaviour of springs, dampers
and anti-roll bars. However, a choice must be done between the parameters of mass and
torsional stiffness during the design process, such that the prototype isn’t too heavy in
such a way that the prototype is not too heavy neither compromise the suspension’s
operation.
Having that in mind, this work aims to realise a numerical experimental study of
the torsional stiffness of a Formula SAE’s chassis developed by the team Apuama Rac-
ing in 2019. From models basesd on the Finite Element Method, the torsional stiffness
was numerically obtained considering the absence and presence of the suspension system.
Furthermore, the numerical simulation was validated through an experimental test whose
methodology is presented throughout the text, where the stresses on the suspension ele-
ments applied during the test were validated for the push rod and rear lower arm elements,
presenting a maximum percentual error of 13,70%.
Finally, a comparison between the structures manufactured by the team Apuama
Racing since 2015 was done, in such a way that the project otimization is presented.
As a result, it was indicated the of the chassis design process in comparison with
the previous seasons, noticeable by the decrease in mass and increase in specific torsional
stiffness.In relation to the 2019 chassis, there was a percentage reduction in the mass of
32,36% and 25,58% and and an increase in specific torsional rigidity of 18,6% and 30,5%
compared to the 2015 and 2017 chassis, respectively. The numerical and experimental val-
ues of torsional stiffness presented similar values for the initial loads of smaller magnitude,
with a maximum percentage error of 8,41%, but for larger loads, due to deformations in
the elements of the experimental apparatus, presented relevant divergences. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021. |
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