Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40466
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielAntunesParizotoDeBrito_tcc.pdf912,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trilhas virtuais interativas : elaboração de vídeo interativo para educação ambiental e conservação do Cerrado
Autor(es): Brito, Gabriel Antunes Parizoto Santos de
Orientador(es): Strapasson, Alexandre Betinardi
Assunto: Audiovisual
Cinema
Cerrado
Data de apresentação: 21-Dez-2024
Data de publicação: 11-Nov-2024
Referência: BRITO, Gabriel Antunes Parizoto Santos de. Trilhas virtuais interativas: elaboração de vídeo interativo para educação ambiental e conservação do Cerrado. 2023. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Produções audiovisuais de diversas categorias estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade, com a disseminação das redes sociais e a facilidade de acesso a documentários e filmes online. Produções audiovisuais já são utilizadas com intenção de promover a educação ambiental, seja para crianças ou adultos, visando sensibilizar e levar os espectadores a lidar com as questões ambientais com olhares mais críticos, utilizando produções feitas com base em materiais científicos, podendo transmitir dados e informações de forma cativante, alcançando uma maior absorção dos conteúdos transmitidos. Tendo isso em mente, podemos considerar os projetos audiovisuais com enfoque ambiental, um instrumento aliado da conservação ambiental. Foi elaborado um recurso audiovisual interativo de imersão no cerrado, apresentando a sua biodiversidade e características do bioma. A partir de revisões de literatura, buscou-se evidenciar os efeitos de projetos audiovisuais com enfoque ambiental, nas pessoas e no meio ambiente. Para reforçar a eficácia na utilização destes recursos, resultando em uma maior absorção do conteúdo transmitido, pode ser utilizado o recurso do cinema interativo. Isso torna o processo de assistir vídeos e filmes uma atividade com participação ativa, entregando a possibilidade de escolha dos caminhos a serem percorridos pelo espectador. Dessa forma, mais pessoas podem ser alcançadas, aumentando a probabilidade de que a atenção dos espectadores-participantes seja atraída mais facilmente, transmitindo a educação ambiental de forma descontraída, porém, com dados científicos e gerando um material didático com embasamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.