Título: | Materiais didáticos inclusivos 3D que atendam alunos com deficiência visual no ensino de raio atômico e de densidade |
Autor(es): | Ferreira, André Martins |
Orientador(es): | Mól, Gerson de Souza |
Assunto: | Material didático Química - estudo e ensino Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 18-Set-2024 |
Data de publicação: | 8-Nov-2024 |
Referência: | FERREIRA, André Martins. Materiais didáticos inclusivos 3D que atendam alunos com deficiência visual no ensino de raio atômico e de densidade. 2024. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O ensino de Raio Atômico e Densidade apresenta dificuldades que tornam o processo de ensino-aprendizagem mais desafiador. O uso de imagens para explicar tais conteúdos é muito comum nos livros e nas aulas de Química. Contudo, essa metodologia não se faz eficaz para alunos com deficiência visual. Uma alternativa para explicar tais conteúdos de forma inclusiva é utilizar materiais didáticos inclusivos 3D. Esses produtos pedagógicos táteis são utilizados para auxiliar todos os alunos, inclusive os alunos com deficiência visual, no entendimento dos conhecimentos estudados. No estudo da Química, principalmente nos conteúdos de raio atômico e densidade, faz-se necessário um certo grau de imaginação tridimensional para a sua compreensão. Por conta de não possuírem uma imaginação tridimensional tão bem desenvolvida, muitos alunos, principalmente os não videntes, têm grande dificuldade em entender esses assuntos. O Ensino Inclusivo, metodologia utilizada neste trabalho, visa proporcionar a todos os alunos, independentemente de suas características, habilidades ou necessidades especiais, um ambiente de aprendizado equitativo e acessível. Para alcançar esse ambiente, é preciso adaptar métodos de ensino, recursos e estratégias a fim de atender às diversas necessidades dos estudantes, promovendo a participação plena de todos na comunidade escolar. O objetivo é garantir que cada aluno tenha as mesmas oportunidades de aprender e se desenvolver, respeitando e valorizando as diferenças individuais. Ademais, não foi encontrado nenhum material didático 3D semelhante ao produzido neste trabalho na Internet. Pensando nesta problemática, neste trabalho, foram projetados e produzidos materiais inclusivos 3D que atendam alunos com deficiência visual no ensino de raio atômico e densidade. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.