Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40447
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JessicaLacerdaBorges_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Perguntados da Química : um jogo para revisar conteúdos de química do ensino médio
Autor(es): Borges, Jéssica Lacerda
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Química - estudo e ensino
Jogos educativos
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 8-Nov-2024
Referência: BORGES, Jéssica Lacerda. Perguntados da Química: um jogo para revisar conteúdos de química do ensino médio. 2023. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de testar a eficiência de um jogo pedagógico como ferramenta de revisão de conteúdos de química do ensino médio, além de se diferenciar dos recursos tradicionais. Ademais, o jogo tem como objetivo promover a diversão dos alunos e desenvolver habilidades sociais por meio da interação e da participação ativa. O jogo elaborado para a pesquisa se chama “Perguntados da Química” e foi adaptado com base no jogo Perguntados da Etermax, o qual é um jogo de roleta que contém perguntas de seis (6) áreas do conhecimento geral. Já no jogo adaptado, existem perguntas das quatro (4) principais áreas da química, assim a roleta foi adaptada. Além da adaptação da roleta do jogo, houve a construção de uma dinâmica diferente da original, a qual será apresentada detalhadamente no decorrer da metodologia. Assim sendo, essa pesquisa trata-se de uma pesquisa na área do ensino de química, com o intuito de avaliar as potencialidades de um jogo como ferramenta6de aprendizagem, essa avaliação será feita com base nas respostas de alunos voluntários os quais irão jogar o jogo. No capítulo a seguir será feita a fundamentação teórica do trabalho, onde argumentaremos, segundo autores da bibliografia, o ensino de química; o uso de jogos como estratégia de ensino de química e a utilização de jogos como ferramenta de revisão de conteúdos de química do ensino médio.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.