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Título: Análise termo-mecânica de discos de freio para um veículo BAJA SAE
Autor(es): Pasqual, Gustavo Varejão Ferreira
Orientador(es): Malcher, Lucival
Assunto: Sistema de freios
Freios automotivos
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 8-Nov-2024
Referência: PASQUAL, Gustavo Varejão Ferreira. Análise termo-mecânica de discos de freio para um veículo BAJA SAE. 2021. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho propõe fazer uma análise do desempenho termomecânico de discos de freio de um veículo Baja SAE, através de simulações computacionais feitas em um software co- mercial de elementos finitos Abaqus/CAE, comparando o desempenho de dois materiais co- mumente aplicados em discos, AISI 1045 e AISI 420, e duas geometrias de discos que já foram utilizadas no protótipo. Primeiramente, buscou-se avaliar o desempenho das pastilhas de freio em uma bancada de testes, entretanto não foi possível correlacionar os dados de co- eficiente de atrito com a temperatura do disco. Mesmo assim, os dados obtidos nos ensaios foram utilizados como condições inicias das simulações térmicas para validação do modelo de geração de calor, em que aplica-se um fluxo de calor uniforme na área de fricção com as pastilhas. Pode-se concluir, comparando os resultados da simulação computacional com os obtidos com uma câmera térmica, que esta metodologia é uma boa aproximação para aná- lise de frenagens consecutivas. Desse modo, para as simulações termomecânicas, fez-se um acoplamento sequencial, em que para a simulação térmica considerou um caso crítico de 20 ciclos consecutivos de frenagem e para a análise estrutural a temperatura do disco na última fenagem e o esforço mecânico devido ao torque de frenagem. Comparando o desempenho dos materiais, percebeu-se um melhor desempenho para o aço 1045, visto que apresentou uma menor temperatura máxima e menor tensão equivalente de von Mises na região crítica do disco. Por fim, com o aço 1045 como material, pode-se comparar o desempenho das geometrias dos discos utilizadas no protótipo nos anos 2019 e 2020, em que o disco 2020 apresentou uma maior capacidade de dissipar o calor e uma menor tensão em sua região crítica.
Abstract: This work proposes an analysis of the thermomechanical performance of brake discs of a Baja SAE vehicle, through computational simulations made in a commercial finite element software Abaqus/CAE, comparing the performance of two common materials, AISI 1045 and AISI 420, and two geometries of discs that were already used in the prototype. First, it was tried to evaluate the performance of the brake pads on a test bench, however, it was not possible to correlate the friction coefficient data with the disc temperature. Even so, the data obtained in the tests were used as initial conditions of the thermal simulations to validate the heat generation model, in which uniform heat flux is applied in the pads friction area. Comparing the numerical results with data from a thermal camera, it was possible to gain that this methodology is a good approximation for consecutive analysis of braking. Thus, for the thermomechanical simulations, a sequential coupling was performed, in which for a thermal simulation a critical case of 20 consecutive braking cycles was considered and for the structural analysis the temperature of the disc in the last braking and the mechanical effort due to braking. Comparing the performance of the materials, it was constated a better performance for steel 1045, since it has a lower maximum temperature and lower equivalent von Mises stress in the critical region of the disc. Finally, with 1045 steel as the material, it was possible to compare the performance of the geometries of the discs used in the prototype in the years 2019 and 2020, in which the 2020 disc presented a greater capacity to dissipate heat and a lower equivalent von Mises stress.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021.
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