Título: | A comunicação em League of Legends : compilação de glossário terminológico |
Autor(es): | Araujo, Ulli Para-Asú |
Orientador(es): | Razky, Abdelhak |
Assunto: | Jogos digitais Glossário Terminologia |
Data de apresentação: | 27-Set-2024 |
Data de publicação: | 6-Nov-2024 |
Referência: | ARAUJO, Ulli Para-Asú. A comunicação em League of Legends: compilação de glossário terminológico. 2024. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma análise sobre a comunicação dos
jogadores brasileiros de League of Legends, considerando os diversos empréstimos
linguísticos e adaptações feitas em termos originários da língua inglesa. No âmbito de uma
pesquisa qualitativa, foi investigado, por meio de um questionário digital, como os jogadores
brasileiros percebem sua própria comunicação dentro do ambiente digital, como entendem os
termos criados e usados pela comunidade e quão bem compreendem a língua inglesa. A partir
dos dados coletados através do questionário e da análise de vídeos de jogadores influentes que
transmitem suas partidas online, foi elaborado um glossário terminológico focado na
comunicação específica dessa subcultura digital, sob os pressupostos teóricos da
Terminologia. Foi elaborado um breve panorama sobre a história da Terminologia, partindo da
Teoria Geral da Terminologia, de Eugene Wüster, até a Teoria Comunicativa da Terminologia,
de Maria Teresa Cabré (1999; 2003 e 2011). Também foram utilizadas noções propostas por
Enilde Faulstich (1995) e Rachel Boutin-Quesnel (1985) no que tange a definição de
repertórios terminológicos. Diante dos dados dessa pesquisa, nota-se a influência e
predominância da língua inglesa na criação de termos usados pela comunidade brasileira de
League of Legends, mesmo quando existem traduções oficiais disponíveis, além de uma
maneira de se comunicar específica desse grupo, que não é entendida por outros falantes da
língua portuguesa não inseridos no contexto digital do jogo. |
Abstract: | This undergraduate thesis proposes an analysis of the communication among Brazilian players
of League of Legends, considering the various linguistic borrowings and adaptations made to
terms originating from the English language. Within the scope of a qualitative research, a
digital questionnaire was used to investigate how Brazilian players perceive their own
communication within the digital environment, how they understand the terms created and
used by the community, and how well they comprehend the English language. Based on the
data collected through the questionnaire and the analysis of videos from influential players
who stream their matches online, a terminological glossary focused on the specific
communication of this digital subculture was developed, under the theoretical assumptions of
Terminology. A brief overview of the history of Terminology was provided, starting with
Eugene Wüster’s General Theory of Terminology, extending to Maria Teresa Cabré’s
Communicative Theory of Terminology (1999; 2003 e 2011). Concepts proposed by Enilde
Faulstich (1995) and Rachel Boutin-Quesnel (1985) regarding the definition of terminological
repertoires were also applied. The research data highlights the influence and predominance of
the English language in the creation of terms used by the Brazilian League of Legends
community, even when official translations are available, as well as a specific way of
communicating within this group that is not understood by other Portuguese speakers who are
not immersed in the digital context of the game. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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