Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Edna Cristina Muniz da | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Jessica Oliveira | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Jessica Oliveira. Ciclo de ensino-aprendizagem para leitura e escrita de contos e minicontos na EJA: trabalhando com Conceição Evaristo. 2024. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista a necessidade de alunos mais ativos e engajados na sala de aula, o objetivo
deste trabalho é propor um ciclo de ensino-aprendizagem, fundamentado na metodologia ativa,
para leitura e escrita de contos (e, consequentemente, de miniconto) ao 2º ano do ensino médio
da EJA, utilizando como objeto principal de estudo o conto Maria, de Conceição Evaristo.
Seguindo o currículo em movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
para a EJA e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e com fundamento na metodologia
do programa Reading to Learn (Rose e Martin, 2012 apud Muniz da Silva, 2015), foram
elaboradas diversas atividades visando à aprendizagem progressiva da leitura e escrita
autônomas de textos, sendo elas distribuídas em três níveis e nove etapas estratégicas. Além
disso, para contextualização, foram exploradas as teorias do conto (Gotlib, 2006) e do
miniconto (Bueno, 2021), bem como a dos gêneros da abordagem sistêmico-funcional (Rose e
Martin, 2008 apud Fuzer, Gerhardt e Weber, 2017) de modo a auxiliar o aluno no entendimento
das fases e etapas do conto durante as atividades propostas. Conclui-se que este ciclo de ensino-aprendizagem, combinado à metodologia ativa e textos literários críticos, pode ser bastante
efetivo na internalização e concretização do conhecimento de forma contínua, proporcionando
a aplicação dos conceitos aprendidos e o estímulo à reflexão sobre questões sociais pelos
alunos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contos brasileiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.title | Ciclo de ensino-aprendizagem para leitura e escrita de contos e minicontos na EJA : trabalhando com Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T14:46:40Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05T14:46:40Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40387 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In view of the need for more active and engaged students in class, this final project proposes a
teaching-learning cycle, based on active methodologies, for reading and writing short stories
(and, consequently, short-short stories) to Brazilian students of the second year of high school
in the Youth and Adults Education (EJA, in Brazil), using as the main object of study the short
story Maria, by the Brazilian author Conceição Evaristo. Following the Federal District State
Education Secretariat (SEEDF)’s curriculum for the EJA and the Brazilian Common Core
Curriculum (BNCC), and based on the methodology of the Reading to Learn program (Rose &
Martin, 2012, as cited in Muniz da Silva, 2015), several activities were developed aiming at
the progressive learning of autonomous reading and writing; those were strategically
distributed in three levels and nine stages. In addition, for contextualization, the theories of the
short story (Gotlib, 2006) and the short-short story (Bueno, 2021) were explored, as well as
that of the systemic-functional approach to genres (Rose e Martin, 2008, as cited in Fuzer,
Gerhardt e Weber, 2017), in order to assist the students in understanding the phases and stages
of the short story during the proposed activities. We conclude that this teaching-learning cycle,
combined with active methodologies and critical literary texts, can be highly effective to the
continuous internalization and achievement of higher knowledge levels, providing the
application of the learned concepts and encouraging students to reflect on social matters. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|