Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40387
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_JessicaOliveiraCarvalho_tcc.pdf800,74 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Edna Cristina Muniz da-
dc.contributor.authorCarvalho, Jessica Oliveira-
dc.identifier.citationCARVALHO, Jessica Oliveira. Ciclo de ensino-aprendizagem para leitura e escrita de contos e minicontos na EJA: trabalhando com Conceição Evaristo. 2024. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a necessidade de alunos mais ativos e engajados na sala de aula, o objetivo deste trabalho é propor um ciclo de ensino-aprendizagem, fundamentado na metodologia ativa, para leitura e escrita de contos (e, consequentemente, de miniconto) ao 2º ano do ensino médio da EJA, utilizando como objeto principal de estudo o conto Maria, de Conceição Evaristo. Seguindo o currículo em movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) para a EJA e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e com fundamento na metodologia do programa Reading to Learn (Rose e Martin, 2012 apud Muniz da Silva, 2015), foram elaboradas diversas atividades visando à aprendizagem progressiva da leitura e escrita autônomas de textos, sendo elas distribuídas em três níveis e nove etapas estratégicas. Além disso, para contextualização, foram exploradas as teorias do conto (Gotlib, 2006) e do miniconto (Bueno, 2021), bem como a dos gêneros da abordagem sistêmico-funcional (Rose e Martin, 2008 apud Fuzer, Gerhardt e Weber, 2017) de modo a auxiliar o aluno no entendimento das fases e etapas do conto durante as atividades propostas. Conclui-se que este ciclo de ensino-aprendizagem, combinado à metodologia ativa e textos literários críticos, pode ser bastante efetivo na internalização e concretização do conhecimento de forma contínua, proporcionando a aplicação dos conceitos aprendidos e o estímulo à reflexão sobre questões sociais pelos alunos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLeitura e escritapt_BR
dc.subject.keywordContos brasileirospt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.titleCiclo de ensino-aprendizagem para leitura e escrita de contos e minicontos na EJA : trabalhando com Conceição Evaristopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-05T14:46:40Z-
dc.date.available2024-11-05T14:46:40Z-
dc.date.submitted2024-09-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40387-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In view of the need for more active and engaged students in class, this final project proposes a teaching-learning cycle, based on active methodologies, for reading and writing short stories (and, consequently, short-short stories) to Brazilian students of the second year of high school in the Youth and Adults Education (EJA, in Brazil), using as the main object of study the short story Maria, by the Brazilian author Conceição Evaristo. Following the Federal District State Education Secretariat (SEEDF)’s curriculum for the EJA and the Brazilian Common Core Curriculum (BNCC), and based on the methodology of the Reading to Learn program (Rose & Martin, 2012, as cited in Muniz da Silva, 2015), several activities were developed aiming at the progressive learning of autonomous reading and writing; those were strategically distributed in three levels and nine stages. In addition, for contextualization, the theories of the short story (Gotlib, 2006) and the short-short story (Bueno, 2021) were explored, as well as that of the systemic-functional approach to genres (Rose e Martin, 2008, as cited in Fuzer, Gerhardt e Weber, 2017), in order to assist the students in understanding the phases and stages of the short story during the proposed activities. We conclude that this teaching-learning cycle, combined with active methodologies and critical literary texts, can be highly effective to the continuous internalization and achievement of higher knowledge levels, providing the application of the learned concepts and encouraging students to reflect on social matters.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.