Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40342
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_PamellaRodriguesBraga_tcc (1).pdf297,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas e alimentação na EJA : um estudo de caso
Autor(es): Braga, Pâmella Rodrigues
Orientador(es): Porto, Franco de Salles
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Políticas públicas
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Alimentação escolar
Insegurança alimentar
Data de apresentação: 21-Ago-2024
Data de publicação: 29-Out-2024
Referência: BRAGA, Pâmella Rodrigues. Políticas públicas e alimentação na EJA: um estudo de caso. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar as políticas públicas de alimentação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, a pesquisa tinha como foco a identificação de situações de insegurança alimentar entre os discentes da EJA, mas ao longo do desenvolvimento, a abordagem se concentrou em compreender as políticas públicas de alimentação na modalidade. A EJA enfrenta desafios particulares devido à diversidade de seus estudantes e à falta de atenção específica das políticas públicas em comparação com a educação regular. Através de uma abordagem qualitativa, a pesquisa analisou como as políticas de alimentação são implementadas na prática, envolvendo entrevistas com merendeiras, coordenadores e estudantes da EJA. A análise buscou avaliar a efetividade do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e se os direitos básicos previstos na Constituição Federal de 1988 são garantidos aos estudantes da modalidade. Deste modo, os dados da pesquisa demonstraram a importância da merenda escolar para os/as estudantes da modalidade com 100% de respostas favoráveis demonstrando a eficácia e êxito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no ano da pesquisa.
Abstract: This study aims to investigate public food policies Adult Education (AE) in Brazil. Initially, the research focused on identifying food insecurity situations among AE students, but throughout the development, the approach shifted to understanding public food policies in the modality. AE faces particular challenges due to the diversity of its students and the lack of specific attention from public policies compared to regular education. Through a qualitative approach, the research will analyze how food policies are implemented in practice, involving interviews with cafeteria workers, coordinators, and AE students. The analysis seeks to evaluate the effectiveness of the Brazil’s National School Feeding Program (PNAE) and whether the basic rights provided for in the Brazil’s Federal Constitution of 1988 are being guaranteed to students in the modality. The research data demonstrated the importance of school meals for Brazil’s AE students, with approximately 100% favorable responses, and showed that the National School Feeding Program (PNAE) is successfully implemented in Brazil’s schools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.