Título: | Políticas públicas e alimentação na EJA : um estudo de caso |
Autor(es): | Braga, Pâmella Rodrigues |
Orientador(es): | Porto, Franco de Salles |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Políticas públicas Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Alimentação escolar Insegurança alimentar |
Data de apresentação: | 21-Ago-2024 |
Data de publicação: | 29-Out-2024 |
Referência: | BRAGA, Pâmella Rodrigues. Políticas públicas e alimentação na EJA: um estudo de caso. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar as políticas públicas de alimentação na Educação de
Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, a pesquisa tinha como foco a identificação de situações de
insegurança alimentar entre os discentes da EJA, mas ao longo do desenvolvimento, a abordagem se
concentrou em compreender as políticas públicas de alimentação na modalidade. A EJA enfrenta
desafios particulares devido à diversidade de seus estudantes e à falta de atenção específica das
políticas públicas em comparação com a educação regular. Através de uma abordagem qualitativa, a
pesquisa analisou como as políticas de alimentação são implementadas na prática, envolvendo
entrevistas com merendeiras, coordenadores e estudantes da EJA. A análise buscou avaliar a
efetividade do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e se os direitos básicos previstos
na Constituição Federal de 1988 são garantidos aos estudantes da modalidade. Deste modo, os dados
da pesquisa demonstraram a importância da merenda escolar para os/as estudantes da modalidade
com 100% de respostas favoráveis demonstrando a eficácia e êxito do Programa Nacional de
Alimentação Escolar (PNAE) no ano da pesquisa. |
Abstract: | This study aims to investigate public food policies Adult Education (AE) in Brazil. Initially, the
research focused on identifying food insecurity situations among AE students, but throughout the
development, the approach shifted to understanding public food policies in the modality. AE faces
particular challenges due to the diversity of its students and the lack of specific attention from public
policies compared to regular education. Through a qualitative approach, the research will analyze
how food policies are implemented in practice, involving interviews with cafeteria workers,
coordinators, and AE students. The analysis seeks to evaluate the effectiveness of the Brazil’s
National School Feeding Program (PNAE) and whether the basic rights provided for in the Brazil’s
Federal Constitution of 1988 are being guaranteed to students in the modality. The research data
demonstrated the importance of school meals for Brazil’s AE students, with approximately 100%
favorable responses, and showed that the National School Feeding Program (PNAE) is successfully
implemented in Brazil’s schools. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.