Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40341
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MatheusPereiraDeAlmeida_tcc.pdf365,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção de professores/as acerca do trabalho pedagógico envolvendo alunos/as autistas
Autor(es): Almeida, Matheus Pereira de
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Autismo - educação especial
Pedagogos - formação
Atendimento educacional especializado
Trabalho pedagógico
Data de apresentação: 11-Set-2024
Data de publicação: 29-Out-2024
Referência: ALMEIDA, Matheus Pereira de. A percepção de professores/as acerca do trabalho pedagógico envolvendo alunos/as autistas. 2024. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024.
Resumo: Neste estudo, aborda-se a percepção de professores/as acerca do trabalho pedagógico envolvendo alunos/as autistas. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, na qual o pesquisador explora os detalhes da realidade por meio de entrevistas individuais ou em grupais, questionários abertos, observação e outras estratégias de pesquisa. Para isso, um questionário com perguntas abertas foi elaborado e enviado para os para os/as professores/as da Educação Básica, a fim de obter dados para a pesquisa. Como resultado, onze docentes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e responderam ao questionário. Esse questionário dialoga com os três objetivos específicos da pesquisa, que são: i) compreender a formação dos professores que trabalham com estudantes autistas; ii) explorar as práticas pedagógicas desses professores; e iii) investigar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) oferecido aos alunos autistas. A pesquisa permitiu compreender que, para os/as docentes, a prática pedagógica necessita de adequação de conteúdo, linguagem, tempo, avaliação e recurso de ensino, como uso de jogos e materiais concretos. Os/As docentes reconheceram que um ambiente calmo é muito importante para se trabalhar com estudantes autistas, assim como manter rotinas que geram previsibilidade do que vai acontecer na aula. Desta forma, podemos observar que a formação docente é muito importante para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem dos/as alunos/as autistas. Essa formação deve ser baseada em uma prática pedagógica que necessita de adequação curricular para atender as necessidades dos/as estudantes autistas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.