Título: | A percepção de professores/as acerca do trabalho pedagógico envolvendo alunos/as autistas |
Autor(es): | Almeida, Matheus Pereira de |
Orientador(es): | Caixeta, Juliana Eugênia |
Assunto: | Autismo - educação especial Pedagogos - formação Atendimento educacional especializado Trabalho pedagógico |
Data de apresentação: | 11-Set-2024 |
Data de publicação: | 29-Out-2024 |
Referência: | ALMEIDA, Matheus Pereira de. A percepção de professores/as acerca do trabalho pedagógico envolvendo alunos/as autistas. 2024. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024. |
Resumo: | Neste estudo, aborda-se a percepção de professores/as acerca do trabalho
pedagógico envolvendo alunos/as autistas. Utilizou-se uma abordagem
qualitativa, na qual o pesquisador explora os detalhes da realidade por meio de
entrevistas individuais ou em grupais, questionários abertos, observação e
outras estratégias de pesquisa. Para isso, um questionário com perguntas
abertas foi elaborado e enviado para os para os/as professores/as da Educação
Básica, a fim de obter dados para a pesquisa. Como resultado, onze docentes
assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e responderam
ao questionário. Esse questionário dialoga com os três objetivos específicos da
pesquisa, que são: i) compreender a formação dos professores que trabalham
com estudantes autistas; ii) explorar as práticas pedagógicas desses
professores; e iii) investigar o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
oferecido aos alunos autistas. A pesquisa permitiu compreender que, para os/as
docentes, a prática pedagógica necessita de adequação de conteúdo,
linguagem, tempo, avaliação e recurso de ensino, como uso de jogos e materiais
concretos. Os/As docentes reconheceram que um ambiente calmo é muito
importante para se trabalhar com estudantes autistas, assim como manter
rotinas que geram previsibilidade do que vai acontecer na aula. Desta forma,
podemos observar que a formação docente é muito importante para desenvolver
o processo de ensino-aprendizagem dos/as alunos/as autistas. Essa formação
deve ser baseada em uma prática pedagógica que necessita de adequação
curricular para atender as necessidades dos/as estudantes autistas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.