Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40332
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ViniciusBecheleniInacio_tcc.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTorres, Mateus Gamba-
dc.contributor.authorInacio, Vinicius Becheleni-
dc.identifier.citationINACIO, Vinicius Becheleni. Cultura e subversão: representações da cena punk da ditadura civil-militar no Brasil (1978-1986). 2024. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo trazer parte do universo punk no Brasil durante a década de 1980 sobre a ótica das representações, práticas e identidades políticas e culturais. Partindo dessa premissa, analisamos documentos dos órgãos de inteligência e repressão da ditadura civil-militar com o intuito de fazer uma possível leitura das representações e estereótipos que os militares direcionavam para punks. Em suma, buscamos compreender parte das representações construídas a partir das comunidades de informação e repressão, quais os sentidos e significados os militares direcionavam para a cena punk e sobre qual lógica esses valores estavam sendo pautados no Brasil no contexto da ditadura. Nesse sentido, em seguida, analisamos o universo de representações e identidades que estavam sendo construídas a partir das múltiplas lógicas de organização, agência, produção artística e cultural dentro da cena punk no Brasil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMovimento punkpt_BR
dc.subject.keywordDitadura militarpt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.keywordAnarquismo e anarquistaspt_BR
dc.titleCultura e subversão : representações da cena punk da ditadura civil-militar no Brasil (1978-1986)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-29T16:36:04Z-
dc.date.available2024-10-29T16:36:04Z-
dc.date.submitted2024-09-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40332-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this research is to look at the punk universe in Brazil during the 1980s from the perspective of political and cultural representations, practices and identities. Starting from this premise, we analyzed documents from the intelligence and repression agencies of the civilmilitary dictatorship in order to make a possible reading of the representations and stereotypes that the military directed at punks. In short, we sought to understand some of the representations constructed by the intelligence and repression communities, what meanings and meanings the military directed towards the punk scene and the logic behind these values in Brazil during the dictatorship. In this sense, we then analyzed the universe of representations and identities that were being constructed from the multiple logics of organization, agency, artistic and cultural production within the punk scene in Brazil.pt_BR
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.