Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40325
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariaIsabelLimaDaCosta_tcc.pdf722,79 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPereira Filho, Cesário Alvim-
dc.contributor.authorCosta, Maria Isabel Lima da-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Isabel Lima da. Os efeitos da sobrecarga informacional na internet para a produção intelectual: infoxicação. 2023. 69 f. il., Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia aborda teorias que apresentam questões relacionadas à “sobrecarga de informação” na Internet e seus efeitos na produção intelectual, além de estabelecer um panorama de conceitos que demonstram como ocorre a explosão informacional. A proposta é compreender como funcionam os conteúdos estudados durante os semestres do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação (LEA-MSI) para reconhecer a relevância das disciplinas e sua relação com a Sociedade da Informação, a partir de leituras, que irão contribuir para sensibilizar o olhar crítico dos estudantes sobre a produção de informação, - para que essa produção se transforme em conhecimento efetivo. Esta é também uma proposta de reflexão sobre as ações necessárias, para identificar a utilidade dos conteúdos, que são produzidos durante a formação deste curso. Este texto possui três partes interligadas pela definição dos conceitos listados: Na primeira, é feito um apanhado histórico da Ciência da Informação, com foco na Sociedade da Informação e seus efeitos na produção intelectual; na segunda, alguns aspectos conceituais introdutórios relacionados ao excesso de informação e, na terceira, discute como o equilíbrio entre produção de informação e desenvolvimento intelectual supostamente promove o conhecimento. Propomos a inserção de uma disciplina que analisa a produção de textos curados, e possibilite o equilíbrio das necessidades de informação na promoção do conhecimento, contra os efeitos da sobrecarga de informação, especialmente nesta graduação, na perspectiva da curadoria da produção, na constituição de conteúdos que transformam a realidade social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInternetpt_BR
dc.subject.keywordInformação digitalpt_BR
dc.subject.keywordSociedade da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordSobrecarga de informaçãopt_BR
dc.titleOs efeitos da sobrecarga informacional na internet para a produção intelectual : infoxicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-25T20:32:22Z-
dc.date.available2024-10-25T20:32:22Z-
dc.date.submitted2023-07-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40325-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This monograph addresses theories that present issues related to “information overload” on the Internet and its effects on intellectual production, in addition to establishing an overview of concepts that demonstrate how the informational explosion occurs. The proposal is to understand how the contents studied during the semesters of the Course of Foreign Languages Applied to Multilingualism and the Information Society (LEA-MSI) work in order to recognize the relevance of the disciplines and their relationship with the Information Society, based on readings, that will contribute to sensitize the critical eye of students on the production of information, - so that this production becomes effective knowledge. This is also a proposal for reflection on the necessary actions, to identify the usefulness of the contents, which are produced during the formation of this course. This text has three parts interconnected by the definition of the listed concepts: In the first, a historical overview of Information Science is made, focusing on the Information Society and its effects on intellectual production; in the second, some introductory conceptual aspects related to the excess of information and, in the third, discuss how to balance the production of information and the intellectual development that supposedly promotes knowledge. We propose the inclusion of a discipline that analyses the production of curated texts and enables the balance of information needs in the promotion of knowledge, against the effects of information overload, especially in this graduation, from the perspective of curating the production, in the constitution of contents that transform social reality.pt_BR
dc.description.abstract2This monograph addresses theories that present issues related to “information overload” on the Internet and its effects on intellectual production, in addition to establishing an overview of concepts that demonstrate how the informational explosion occurs. The proposal is to understand how the contents studied during the semesters of the Course of Foreign Languages Applied to Multilingualism and the Information Society (LEA-MSI) work in order to recognize the relevance of the disciplines and their relationship with the Information Society, based on readings, that will contribute to sensitize the critical eye of students on the production of information, - so that this production becomes effective knowledge. This is also a proposal for reflection on the necessary actions, to identify the usefulness of the contents, which are produced during the formation of this course. This text has three parts interconnected by the definition of the listed concepts: In the first, a historical overview of Information Science is made, focusing on the Information Society and its effects on intellectual production; in the second, some introductory conceptual aspects related to the excess of information and, in the third, discuss how to balance the production of information and the intellectual development that supposedly promotes knowledge. We propose the inclusion of a discipline that analyses the production of curated texts and enables the balance of information needs in the promotion of knowledge, against the effects of information overload, especially in this graduation, from the perspective of curating the production, in the constitution of contents that transform social reality.pt_BR
dc.description.abstract3Cette monographie aborde les théories qui présentent les enjeux liés à la « surcharge informationnelle » sur Internet et ses effets sur la production intellectuelle, en plus d'établir un panorama des concepts qui démontrent comment se produit l'explosion informationnelle. La proposition est de comprendre comment fonctionnent les contenus étudiés lors des semestres du Cours de Langues Etrangères Appliquées au Multilinguisme et à la Société de l'Information (LEA-MSI) afin de reconnaître la pertinence des disciplines et leur rapport avec la Société de l'Information, à partir de lectures, qui contribueront à sensibiliser l'œil critique des élèves sur la production d'informations, - pour que cette production devienne un savoir effectif. C'est aussi une proposition de réflexion sur les actions nécessaires, pour identifier l'utilité des contenus, qui sont produits lors de la formation de ce cours. Ce texte comporte trois parties reliées entre elles par la définition des concepts énumérés : Dans la première, un aperçu historique des sciences de l'information est fait, en se concentrant sur la société de l'information et ses effets sur la production intellectuelle ; dans le second, quelques aspects conceptuels introductifs liés à l'excès d'information et, dans le troisième, discute de la façon dont l'équilibre entre la production d'information et le développement intellectuel favorise la connaissance. Nous proposons l'insertion d'une discipline qui analyse la production de textes organisés et permet l'équilibre des besoins d'information dans la promotion des connaissances, contre les effets de la surcharge d'informations, en particulier dans cette graduation, du point de vue de la conservation de la production, dans la constitution de contenus qui transforment la réalité sociale.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.