Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Medeiros, Ana Clara Magalhães de | - |
dc.contributor.author | Silva, Anna Karoline Madeiros da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Anna Karoline Madeiros da. “Diálogos socráticos” e autoconsciência N’O ano da morte de Ricardo Reis de José Saramago: Ricardo Reis, personagem suicida?. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ano da morte de Ricardo Reis (1984) é um romance que retrata o último ano de vida do
heterônimo classicista pagão de Fernando Pessoa. Após a morte deste, Ricardo Reis retorna à
sua terra natal e encontra a tensão da Lisboa de 1936 e de toda a Europa, reencontra Fernando
Pessoa – agora como fantasma – e outros personagens que chamam a sua atenção. Partindo da
construção dialógica de Saramago, esta monografia propõe a análise de alguns conceitos
filosófico-literários, tais como: diálogo socrático, polifonia (ambos estabelecidos por Mikhail
Bakhtin) e suicídio (estudado por Ana Clara Medeiros e José Cândido Oliveira Martins). Tais
conceitos serão abordados a fim de calcar a argumentação sobre o processo de autoconsciência
do personagem inerte – Ricardo Reis – que, afinal, vive, age e morre. Por meio do encontro e
diálogo entre atores do romance tem-se o desenvolvimento da autoconsciência de um
personagem denso, conflituoso e complexo. Fundada no constructo teórico bakhtiniano, esta
Monografia aciona conceitos como anácrise, síncrese e solilóquio, com vistas a analisar os
diálogos socráticos que se fazem presentes na obra de Saramago publicada em 1984. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Suicídio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diálogos socráticos | pt_BR |
dc.title | “Diálogos socráticos” e autoconsciência N’O ano da morte de Ricardo Reis de José Saramago : Ricardo Reis, personagem suicida? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T14:18:37Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T14:18:37Z | - |
dc.date.submitted | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40319 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Year of the Death of Ricardo Reis (1984) is a novel that depicts the last year of life of
Fernando Pessoa’s pagan classicist heteronym. After Fernando Pessoa's death, the orthonym,
Ricardo Reis returns to his homeland, where he encounters the tension of a 1936 Lisbon and
Europe as a whole, and reencounters Fernando Pessoa – now as a ghost – along with other
characters who draw his attention. Based on Saramago's dialogical construction, this final
course assignment proposes an analysis of certain philosophical-literary concepts, such as
Socratic dialogue and polyphony (both established by Mikhail Bakhtin) and suicide (studied by
Ana Clara Medeiros and José Cândido Oliveira Martins). These concepts will be addressed to
ground the argumentation on the process of self-awareness of the inert character – Ricardo Reis
– who ultimately lives, acts, and dies. Through the encounters and dialogues between the
novel’s characters, the self-awareness of a dense, conflicted, and complex character develops.
Founded on Bakhtinian theoretical constructs, this thesis employs concepts such as anacrisis,
syncrisis, and soliloquy in order to analyze the Socratic dialogues within Saramago’s 1984
work. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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