Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gandulfo, Roberto Augusto Nunes | - |
dc.contributor.author | Cunha, Adriana Dias da | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Adriana Dias da. Preconceito linguístico nas escolas: impactos, desafios e estratégias de inclusão na educação básica. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O preconceito linguístico, conforme descrito por Marcos Bagno em Preconceito Linguístico: o
que é, como se faz, refere-se à discriminação de determinadas variantes da língua em prol da
norma culta, criando exclusão social e educacional. Maridelma Laperuta Martins, em
Preconceito Linguístico e sua Conscientização: o Papel da Escola, destaca a importância da
conscientização dos educadores para o combate a esse preconceito, incentivando práticas que
valorizem a diversidade linguística no ambiente escolar. Já Salete Aparecida Franco Miyake,
em seu estudo sobre os livros didáticos usados em escolas do campo, critica o papel desses
materiais no reforço da norma padrão, desconsiderando as realidades linguísticas locais dos
alunos. Os autores concordam que a inclusão linguística nas escolas é essencial para combater
o preconceito e promover uma educação mais equitativa e consciente das múltiplas formas de
expressão da língua. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Preconceito linguístico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade linguística | pt_BR |
dc.title | Preconceito linguístico nas escolas : impactos, desafios e estratégias de inclusão na educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T13:54:16Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T13:54:16Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40317 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Linguistic prejudice, as described by Marcos Bagno in Linguistic Prejudice: What It Is, How It
Is Done, refers to the discrimination of certain language variants in favor of the standard norm,
creating social and educational exclusion. Maridelma Laperuta Martins, in Linguistic Prejudice
and its Awareness: The Role of Schools, highlights the importance of raising awareness among
educators to combat this prejudice, encouraging practices that value linguistic diversity in the
school environment. Salete Aparecida Franco Miyake, in her study of textbooks used in rural
schools, criticizes the role of these materials in reinforcing the standard norm, disregarding the
local linguistic realities of students. The authors agree that linguistic inclusion in schools is
essential to combat prejudice and promote a more equitable education that is aware of the
multiple forms of language expression. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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