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dc.contributor.advisorGandulfo, Roberto Augusto Nunes-
dc.contributor.authorCunha, Adriana Dias da-
dc.identifier.citationCUNHA, Adriana Dias da. Preconceito linguístico nas escolas: impactos, desafios e estratégias de inclusão na educação básica. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO preconceito linguístico, conforme descrito por Marcos Bagno em Preconceito Linguístico: o que é, como se faz, refere-se à discriminação de determinadas variantes da língua em prol da norma culta, criando exclusão social e educacional. Maridelma Laperuta Martins, em Preconceito Linguístico e sua Conscientização: o Papel da Escola, destaca a importância da conscientização dos educadores para o combate a esse preconceito, incentivando práticas que valorizem a diversidade linguística no ambiente escolar. Já Salete Aparecida Franco Miyake, em seu estudo sobre os livros didáticos usados em escolas do campo, critica o papel desses materiais no reforço da norma padrão, desconsiderando as realidades linguísticas locais dos alunos. Os autores concordam que a inclusão linguística nas escolas é essencial para combater o preconceito e promover uma educação mais equitativa e consciente das múltiplas formas de expressão da língua.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPreconceito linguísticopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordDiversidade linguísticapt_BR
dc.titlePreconceito linguístico nas escolas : impactos, desafios e estratégias de inclusão na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-25T13:54:16Z-
dc.date.available2024-10-25T13:54:16Z-
dc.date.submitted2024-09-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40317-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Linguistic prejudice, as described by Marcos Bagno in Linguistic Prejudice: What It Is, How It Is Done, refers to the discrimination of certain language variants in favor of the standard norm, creating social and educational exclusion. Maridelma Laperuta Martins, in Linguistic Prejudice and its Awareness: The Role of Schools, highlights the importance of raising awareness among educators to combat this prejudice, encouraging practices that value linguistic diversity in the school environment. Salete Aparecida Franco Miyake, in her study of textbooks used in rural schools, criticizes the role of these materials in reinforcing the standard norm, disregarding the local linguistic realities of students. The authors agree that linguistic inclusion in schools is essential to combat prejudice and promote a more equitable education that is aware of the multiple forms of language expression.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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