Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40280
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_CarlosAlbertoFlorencioJunior_tcc.pdf457,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A reformulação ideológica do trabalho no plano de desenvolvimento econômico cubano e a sua representação nas unidades militares de ajuda à produção (UMAP), 1965-1968
Autor(es): Florêncio Júnior, Carlos Alberto
Orientador(es): Faria, Daniel Barbosa Andrade de
Assunto: Revolução Cubana
Economia agrícola
Açúcar
Trabalho
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 22-Out-2024
Referência: FLORÊNCIO JÚNIOR, Carlos Alberto. A reformulação ideológica do trabalho no plano de desenvolvimento econômico cubano e a sua representação nas unidades militares de ajuda à produção (UMAP), 1965-1968. 2024. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Para os cubanos, a década de 1960 foi marcada por um intenso processo de reestruturação dos meios de produção e das relações de trabalho. As estratégias conduzidas pelo Estado nos primeiros anos do período revolucionário tinham como objetivo edificar um modelo de gestão econômica e cultural socialista. Nesse contexto, a economia açucareira, que já era um setor crucial para Cuba, assumiu um papel ainda mais central. A produção de açúcar não só sustentava a economia, como também estava profundamente interligada às políticas de trabalho, sendo vista como um motor para a transformação social e econômica do país. O ideal do "homem novo" e a hipervalorização do trabalho sob a perspectiva da moralidade serviram como sustentação para o plano econômico de Cuba, que resultou em uma redefinição do lugar ocupado pelo trabalho na ilha. O trabalho passou a ser uma ferramenta de controle da força de trabalho, marcada por ações repressivas, autoritárias e homofóbicas tidas como uma necessidade econômica de progresso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.