Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40272
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_RebeccaMariaFerreiraAreco_tcc.pdf2,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Entomofauna associada a um plantio de Dendrocalamus asper (Poaceae) em área experimental da Fazenda Água Limpa, Distrito Federal
Autor(es): Areco, Rebecca Maria Ferreira
Orientador(es): Bastos, Cristina Schetino
Coorientador(es): Souza, Anderson Marcos de
Assunto: Bambu
Inseto
Herbivoria (Biologia)
Entomofauna
Fazenda Água Limpa (FAL/UnB)
Data de apresentação: 13-Set-2024
Data de publicação: 22-Out-2024
Referência: ARECO, Rebecca Maria Ferreira. Entomofauna associada a um plantio de Dendrocalamus asper (Poaceae) em área experimental da Fazenda Água Limpa, Distrito Federal. 2024. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Apesar da formalização da exploração do bambu pela Lei nº 12.484/2011 e dos diversos usos de sua fibra, ainda não há um incentivo significativo para o cultivo da planta no Brasil, devido à falta de informações consolidadas sobre seu manejo e cultivo. Com o intuito de apoiar a consolidação da cadeia produtiva do bambu no país, o presente estudo teve como objetivo caracterizar a entomofauna associada a um plantio de Dendrocalamus asper (Poaceae: Bambusoideae). A entomofauna foi monitorada por meio de armadilhas do tipo Pit-Fall e adesivas amarelas, dispostas em duas alturas (0,3 e 2 metros do solo). A identificação dos insetos foi realizada em nível de família nas armadilhas do tipo Pit Fall e em nível de ordem nas armadilhas adesivas. Os dados foram analisados quanto à suficiência amostral através de curvas de rarefação, à diversidade (Índice de Shannon) e riqueza. Para ambas as armadilhas, foram calculadas a abundância, frequência relativa e densidade média das classes encontradas. As classes que apresentaram frequência relativa igual ou superior a 40% foram incluídas na análise por variáveis canônicas e agrupadas pelo método de Tocher. Os resultados indicaram que o esforço amostral foi insuficiente para amostrar toda a diversidade de famílias nas armadilhas do tipo Pit Fall, enquanto nas armadilhas adesivas o esforço foi adequado para a identificação das ordens. Durante o período seco, a captura de indivíduos nas armadilhas do tipo Pit Fall foi potencializada, enquanto no período chuvoso houve maior captura de indivíduos nas armadilhas adesivas. As ordens com alta frequência e abundância, que impactaram a variabilidade entre as amostragens das armadilhas adesivas e incluem indivíduos fitófagos, foram: Coleoptera, Hemiptera, Blattodea (Isoptera), Hymenoptera e Thysanoptera. Nas armadilhas tipo Pit Fall as famílias que apresentaram maior importância para a variabilidade entre as datas de amostragem foram Bostrichidae, Curculionidae e Gryllidae. Trabalhos posteriores devem priorizar métodos de coleta que favoreçam a identificação a níveis taxonômicos de gênero e espécie, além de observar os sintomas de ataque dos organismos fitófagos para geração de um plano de manejo adequado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.