Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40248
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_JulioCesarNevesDeJesus_tcc.pdf1,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de jardins sensoriais em espaços educacionais para promoção da educação ambiental
Autor(es): Jesus, Júlio César Neves Campos de
Orientador(es): Martins, Rosana de Carvalho Cristo
Assunto: Educação ambiental
Jardim dos sentidos - desenvolvimento
Distrito Federal (DF) - educação
Distrito Federal (DF) - entorno - escolas
Data de apresentação: 16-Ago-2024
Data de publicação: 21-Out-2024
Referência: JESUS, Júlio César Neves Campos de. Proposta de jardins sensoriais em espaços educacionais para promoção da educação ambiental. 2024. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho objetivou avaliar a utilização de jardins sensoriais (JS) para promover a educação ambiental (EA). Efetuou-se uma revisão de literatura de estudos disponíveis sobre jardins sensoriais no contexto da educação ambiental, visando avaliar os benefícios, identificar as principais práticas, e reconhecer os principais obstáculos encontrados em pesquisas sobre o tema. Para tanto, foram levantados artigos científicos, revistas, teses, dissertações e relatórios técnicos, publicados entre os anos de 2000 e 2024. Foram investigadas diversas bases de dados de materiais científicos, incluindo Repositórios Universitários, Portal de Periódicos da CAPES, Google Scholar, SciELO, entre outras fontes relevantes. Dessa forma, realizou-se uma síntese narrativa, reunindo e resumindo os principais resultados encontrados nos estudos selecionados. A partir dos materiais pertinentes sobre a elaboração de projetos de Jardins Sensoriais, efetuouse uma proposta de Jardim Sensorial como recurso didático de educação ambiental. Essa proposta utilizou como base para ambientação a estrutura da Escola Classe 16 de Ceilândia, localizada no Distrito Federal (DF), podendo ser implantada também em áreas da Universidade de Brasília (Departamento de Engenharia Florestal e Faculdade de Educação).
Abstract: This work aimed to evaluate the use of sensory gardens to promote environmental education. A literature review of available studies on sensory gardens in the context of environmental education was conducted to assess the benefits, identify key practices, and recognize the main obstacles encountered in research on this topic. Articles, journals, theses, dissertations, and technical reports published between 2000 and 2024 were examined. Various databases of scientific materials, including University Repositories, CAPES Periodicals Portal, Google Scholar, SciELO, and other relevant sources, were investigated. A narrative synthesis was then performed, summarizing the main findings from the selected studies. Based on relevant materials related to the development of sensory garden projects, a proposal for a sensory garden as an educational resource for environmental education was created. The proposal used the structure of Escola Classe 16 in Ceilândia, located in the Federal District, can also be implemented in areas of the University of Brasília (Department of Forestry Engineering and Faculty of Education).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.