Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40247
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_KarolayneOliveiraDeSouza_tcc.pdf758,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas para acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior : um estudo em uma Instituição Federal de Ensino Superior do Centro-Oeste
Autor(es): Souza, Karolayne Oliveira de
Orientador(es): Menezes, Elisabeth Aparecida Corrêa
Assunto: Acessibilidade
Pessoas com deficiência
Educação inclusiva
Data de apresentação: 6-Set-2024
Data de publicação: 21-Out-2024
Referência: SOUZA, Karolayne Oliveira de. Políticas para acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: um estudo em uma Instituição Federal de Ensino Superior do Centro-Oeste. 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho busca investigar como se dá a execução de políticas de acesso, acessibilidade e permanência dentro de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) do Centro-Oeste, segundo a percepção de gestores da IFES e de discentes com deficiência. Com base em revisão de literatura relacionada ao tema, buscou-se compreender as questões voltadas para a educação das pessoas com deficiência (PCD’s), perpassando rapidamente pela história de exclusão desses indivíduos. Buscou-se ainda uma clareza em relação a importância do tema, que surge para ampliar os conhecimentos voltados para a questão estudada, além de dar luz as problemáticas em relação as barreiras existentes na educação superior. Como metodologia, utilizou-se o método misto (quantitativo e qualitativo), caracterizando-se como uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva. Os resultados da pesquisa apontam para um aprimoramento das ações voltadas para o acesso, acessibilidade e a permanência dos estudantes com deficiência nos cursos de graduação da instituição em estudo.
Abstract: This study investigates the implementation of access, accessibility, and retention policies within a Federal Institution of Higher Education (IFES) in the Midwest, based on the perceptions of IFES managers and students with disabilities. Through a literature review related to the topic, we seek to understand issues concerning the education of people with disabilities (PWD), briefly addressing the history of exclusion faced by these individuals. Furthermore, we aim to clarify the importance of the topic, which arises to broaden knowledge on the studied issue and shed light on the challenges related to existing barriers in higher education. The methodology employed is a mixed method (quantitative and qualitative), characterizing the research as exploratory and descriptive. The results indicate a need for improvement in actions aimed at access, accessibility, and the retention of students with disabilities in the undergraduate courses of the institution under study.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.