Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fornazier, Armando | - |
dc.contributor.author | Bisolo, Michelangelo Seabra | - |
dc.identifier.citation | BISOLO, Michelangelo Seabra. Margens de comercialização do tomate e do pimentão em Brasília, Distrito Federal. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo fazer uma análise das variações nos
preços de mercado e das margens de comercialização e markup de produtos
da agricultura em Brasília, Distrito Federal. Foram escolhidos como objeto de
estudo as culturas do tomate e do pimentão. Para a realização da pesquisa
foram coletados dados dos preços dos dois produtos praticados na
comercialização pelos produtores rurais, no atacado e no varejo durante o
período entre novembro de 2022 até janeiro de 2023. As maiores margens de
comercialização foram registradas no varejo, tanto quando comparados os
preços entre varejo e o produtor, quanto do varejo e o atacado, porém as
margens relativas do varejo também foram as maiores, mostrando que uma
porcentagem maior do valor dos produtos foi utilizada para tornar viável a
comercialização dos produtos. O estudo das oscilações dos preços ajuda a ter
uma noção mais completa de todos os fatores envolvidos na cadeia de
produção, o que auxilia em tomadas de decisões na compra e venda de
produtos, além de mostrar pontos que podem ser melhorados em todos os elos
envolvidos na comercialização desses produtos, tornando as atividades mais
lucrativas para quem vende e menos onerosas para quem compra os produtos. | pt_BR |
dc.format | Monografia de Graduação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abastecimento de alimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produtos agrícolas - comercialização | pt_BR |
dc.title | Margens de comercialização do tomate e do pimentão em Brasília, Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T14:08:16Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21T14:08:16Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40228 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this work was to analyze the variations in market prices and the
marketing margins and markup of agricultural products in the Federal District
region. Tomato and pepper cultures were chosen as the object of study. In
order to carry out the research, data were collected on the prices of the two
products sold by rural producers, wholesale and retail, during the period
between November 2022 and January 2023. The highest sales margins were
recorded at retail, both when compared the prices between retail and the
producer, how much between retail and wholesale, but the relative retail
margins were also the highest, showing that a greater percentage of the value
of the products was used to make the commercialization of the products viable.
The study of price fluctuations helps to have a more complete notion of all the
factors involved in the production chain, which helps in decision-making when
buying and selling products, in addition to showing points that can be improved
in all the links involved. in the commercialization of these products, making
activities more profitable for those who sell and less costly for those who buy
the products. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Agronomia
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