Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40228
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MichelangeloSeabraBisolo_tcc.pdf855,07 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFornazier, Armando-
dc.contributor.authorBisolo, Michelangelo Seabra-
dc.identifier.citationBISOLO, Michelangelo Seabra. Margens de comercialização do tomate e do pimentão em Brasília, Distrito Federal. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo fazer uma análise das variações nos preços de mercado e das margens de comercialização e markup de produtos da agricultura em Brasília, Distrito Federal. Foram escolhidos como objeto de estudo as culturas do tomate e do pimentão. Para a realização da pesquisa foram coletados dados dos preços dos dois produtos praticados na comercialização pelos produtores rurais, no atacado e no varejo durante o período entre novembro de 2022 até janeiro de 2023. As maiores margens de comercialização foram registradas no varejo, tanto quando comparados os preços entre varejo e o produtor, quanto do varejo e o atacado, porém as margens relativas do varejo também foram as maiores, mostrando que uma porcentagem maior do valor dos produtos foi utilizada para tornar viável a comercialização dos produtos. O estudo das oscilações dos preços ajuda a ter uma noção mais completa de todos os fatores envolvidos na cadeia de produção, o que auxilia em tomadas de decisões na compra e venda de produtos, além de mostrar pontos que podem ser melhorados em todos os elos envolvidos na comercialização desses produtos, tornando as atividades mais lucrativas para quem vende e menos onerosas para quem compra os produtos.pt_BR
dc.formatMonografia de Graduaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAbastecimento de alimentospt_BR
dc.subject.keywordProdutos agrícolas - comercializaçãopt_BR
dc.titleMargens de comercialização do tomate e do pimentão em Brasília, Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-21T14:08:16Z-
dc.date.available2024-10-21T14:08:16Z-
dc.date.submitted2023-07-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40228-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this work was to analyze the variations in market prices and the marketing margins and markup of agricultural products in the Federal District region. Tomato and pepper cultures were chosen as the object of study. In order to carry out the research, data were collected on the prices of the two products sold by rural producers, wholesale and retail, during the period between November 2022 and January 2023. The highest sales margins were recorded at retail, both when compared the prices between retail and the producer, how much between retail and wholesale, but the relative retail margins were also the highest, showing that a greater percentage of the value of the products was used to make the commercialization of the products viable. The study of price fluctuations helps to have a more complete notion of all the factors involved in the production chain, which helps in decision-making when buying and selling products, in addition to showing points that can be improved in all the links involved. in the commercialization of these products, making activities more profitable for those who sell and less costly for those who buy the products.pt_BR
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.