Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40203
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_EderMendoncaBarbosa_tcc.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Emendas do relator no Ministério do Desenvolvimento Regional : uma análise de impacto sob a ótica do montante e do planejamento (2020-2022)
Autor(es): Barbosa, Éder Mendonça
Orientador(es): Duarte, Francisco José Mendes
Assunto: Políticas públicas
Orçamento público151
Desenvolvimento regional
Data de apresentação: 17-Set-2024
Data de publicação: 17-Out-2024
Referência: BARBOSA, Éder Mendonça. Emendas do relator no Ministério do Desenvolvimento Regional: uma análise de impacto sob a ótica do montante e do planejamento (2020-2022). 2024. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo analisa o impacto das emendas do relator no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com foco no montante de recursos e no planejamento das políticas públicas de infraestrutura. A pesquisa explora a evolução histórica e a relevância das emendas parlamentares no contexto orçamentário brasileiro, destacando casos emblemáticos como o "Orçamento Secreto" de 2021. A hipótese central é que o aumento do protagonismo legislativo, impulsionado pela constitucionalização da obrigatoriedade de execução das emendas individuais e de bancada e pela hipertrofia do papel da emenda de relator, tem prejudicado o planejamento e a eficiência das políticas públicas do MDR. A metodologia combina combina a análise dos relatórios de execução das emendas de relator e entrevistas com gestores do ministério, buscando compreender a percepção sobre a influência dessas emendas em seu trabalho. Os resultados indicam que as emendas do relator representaram, entre 2020 e 2022, uma parcela significativa do orçamento do MDR e sua execução foi marcada por ausência e transparência e padronização, o que corrompe os princípios da administração pública da legalidade, impessoalidade e publicidade. Entretanto, a percepção do gestores sobre o impacto desse processo no planejamento revela-se contraditória. Enquanto o entrevistado 01 não notou grandes mudanças, o entrevistado 02 menciona mudanças e erros no processo, todavia não vê o conflito de forma tão aparente quanto descrito na literatura. O estudo também investiga a governança das emendas do relator e seu impacto nos programas finalísticos do MDR, apontando para um possível tensionamento das relações entre Executivo e Legislativo. Apesar de as entrevistas não indicarem claramente tais tensões, a análise de dados e ofícios revela indicadores de conflitos latentes. Por fim, o trabalho destaca a importância de fortalecer a governança orçamentária e a participação pública para melhorar a eficiência das políticas de desenvolvimento regional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.