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dc.contributor.advisorSandim, Tatiana Lemos-
dc.contributor.authorMoreira, Ana Luiza Romero-
dc.identifier.citationMOREIRA, Ana Luiza Romero. Governo Digital: análise dos instrumentos da transformação digital dos serviços públicos e sua governança no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. 2024. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO avanço da digitalização é marcado, entre outros fatores, pelas mudanças na sociedade, na economia, e pelas tecnologias digitais. A conexão do serviço público com a tecnologia tem ganhado cada vez mais importância, e isso impõe desafios e rearranjos de várias ordens, que precisam ser enfrentados para entregar serviços públicos cada vez mais qualificados, seu objetivo último. É fato que o Brasil avançou bastante em digitalização dos serviços nos últimos anos, agora, discute-se com mais dedicação questões como a qualidade e a integração dos serviços, privacidade de dados sensíveis, transparência das ações governamentais, gestão e governança de dados, qualidade das plataformas digitais, entre outros aspectos. O presente trabalho busca investigar e identificar quais instrumentos de ação pública a atual Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos tem utilizado para a transformação do serviço público pelo meio digital, dentro do quadro de governança. Foram discutidos os temas de governança, transformação digital, instrumentos da ação pública e inclusão social como referencial teórico. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e observação participante. Os instrumentos utilizados são: a Estratégia de Governo Digital (Decreto 10.332, de 28 de abril de 2020) e seus Planos de Transformação Digital e Lei do Governo Digital (Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021). Concluiu-se que o arranjo institucional da EGD mescla características de governança em rede e hierárquica, pois governanças complexas combinam dinâmicas diferentes para consecução de cada objetivo. Entretanto, há algumas deficiências em sua relação político-relacionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGovernançapt_BR
dc.subject.keywordGoverno digitalpt_BR
dc.subject.keywordServiço públicopt_BR
dc.titleGoverno Digital : análise dos instrumentos da transformação digital dos serviços públicos e sua governança no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-17T19:21:40Z-
dc.date.available2024-10-17T19:21:40Z-
dc.date.submitted2024-05-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40201-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The advancement of digitalization is marked, among other factors, by changes in society, the economy, and digital technologies. The connection between the public service and technology have gained increased importance, and this imposes challenges and rearrangements of various kinds, that must be addressed to ensure increasingly qualified public services, its ultimate objective. It is a fact that Brazil has made significant progress in digitalizing services in recent years. Now, there is a more dedicated discussion on issues such as service quality and integration, privacy of sensitive data, transparency of government actions, data management and governance, quality of digital platforms, among other aspects. This work seeks to investigate which instruments, within the governance framework, the current Digital Government Secretariat of the Ministry of Management and Innovation in Public Services has been used to transform public services through digital means. The themes of governance, digital transformation, instruments of public action and social inclusion were discussed as theoretical references. To this end, qualitative research was carried out, through semi-structured interviews, documentary research and observation. The instruments used are: the Digital Government Strategy (Decree 10,332, of April 28, 2020) and its Digital Transformation Plans and Digital Government Law (Law nº 14,129, of March 29, 2021). It was concluded that the institutional arrangement of the EGD mixes characteristics of network and hierarchical governance, as complex governance combines different dynamics to achieve each objective. However, there are some deficiencies in their political-relational relationship.pt_BR
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