Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Posca, Luís Müller | - |
dc.contributor.author | Silva, Thelma Villalba Corrêa da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thelma Villalba Corrêa da. Despertar de um novo olhar: proposta de educação socioemocional através da Arte Sequencial autobiográfica no Ensino Médio. 2024. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa monografia propõe o uso da Arte sequencial, em especial, as histórias em quadrinhos (HQs) autobiográficas, como uma abordagem diferenciada no Ensino Médio voltada para educação socioemocional. Pretende-se despertar um novo olhar nos alunos com relação à importância do ensino da Arte e suas contribuições em diversos aspectos da vida na formação do indivíduo, bem como com relação ao próximo. As HQs têm o potencial de desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e criativas, além de promover uma abordagem interdisciplinar. Presentes na BNCC, destaco a importância em utilizar as HQs como ferramentas pedagógicas embasadas por diversos educadores pesquisadores. Foram analisadas diversas pesquisas para elucidar sobre as HQs autobiográficas, incluindo alguns quadrinistas e suas obras, as quais corroboraram com relação ao seu impacto cultural e sua criação como forma de identificação. Por fim, proponho um projeto pedagógico, o qual foi aplicado em forma de oficina criativa extracurricular na escola estadual na qual fiz meu estágio supervisionado. Será avaliado o impacto da abordagem na percepção e compreensão dos mesmos em relação ao ensino da Arte e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais a partir de roda de conversa e dos trabalhos feitos pelos alunos. O objetivo final é utilizar as HQs como uma ferramenta pedagógica a fim de enriquecer o processo educacional, explorando as contribuições que essas narrativas visuais podem propiciar e provocar, estimulando a motivação e o engajamento dos alunos de forma diferenciada. Encaminhar os alunos para fazer este tipo de trabalho, de modo consciente e crítico, é uma proposta importante no componente curricular Arte em prol das habilidades socioemocionais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Despertar de um novo olhar : proposta de educação socioemocional através da Arte Sequencial autobiográfica no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T17:38:48Z | - |
dc.date.available | 2024-10-17T17:38:48Z | - |
dc.date.submitted | 2024-07-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40197 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|