Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40197
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ThelmaVillalbaCorreaDaSilva_tcc.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPosca, Luís Müller-
dc.contributor.authorSilva, Thelma Villalba Corrêa da-
dc.identifier.citationSILVA, Thelma Villalba Corrêa da. Despertar de um novo olhar: proposta de educação socioemocional através da Arte Sequencial autobiográfica no Ensino Médio. 2024. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEssa monografia propõe o uso da Arte sequencial, em especial, as histórias em quadrinhos (HQs) autobiográficas, como uma abordagem diferenciada no Ensino Médio voltada para educação socioemocional. Pretende-se despertar um novo olhar nos alunos com relação à importância do ensino da Arte e suas contribuições em diversos aspectos da vida na formação do indivíduo, bem como com relação ao próximo. As HQs têm o potencial de desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e criativas, além de promover uma abordagem interdisciplinar. Presentes na BNCC, destaco a importância em utilizar as HQs como ferramentas pedagógicas embasadas por diversos educadores pesquisadores. Foram analisadas diversas pesquisas para elucidar sobre as HQs autobiográficas, incluindo alguns quadrinistas e suas obras, as quais corroboraram com relação ao seu impacto cultural e sua criação como forma de identificação. Por fim, proponho um projeto pedagógico, o qual foi aplicado em forma de oficina criativa extracurricular na escola estadual na qual fiz meu estágio supervisionado. Será avaliado o impacto da abordagem na percepção e compreensão dos mesmos em relação ao ensino da Arte e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais a partir de roda de conversa e dos trabalhos feitos pelos alunos. O objetivo final é utilizar as HQs como uma ferramenta pedagógica a fim de enriquecer o processo educacional, explorando as contribuições que essas narrativas visuais podem propiciar e provocar, estimulando a motivação e o engajamento dos alunos de forma diferenciada. Encaminhar os alunos para fazer este tipo de trabalho, de modo consciente e crítico, é uma proposta importante no componente curricular Arte em prol das habilidades socioemocionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.keywordAutobiografiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.titleDespertar de um novo olhar : proposta de educação socioemocional através da Arte Sequencial autobiográfica no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-17T17:38:48Z-
dc.date.available2024-10-17T17:38:48Z-
dc.date.submitted2024-07-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40197-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.